Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



III Feira da Castanha e outros Produtos Regionais

2010-10-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Parque de Lazer de Quilho recebeu cerca de três mil visitantes

A localidade de Quilho acolheu no passado dia 24 de Outubro a III Feira da Castanha e Outros Produtos Regionais, organizada pela ADESQ - Associação de Desenvolvimento Social Cultural e Desportiva de Quilho. A Feira decorreu como habitualmente no Parque de Lazer de Quilho, um local muito aprazível envolto em frondosos carvalhos.

Ano para ano a Feira tem vindo a crescer em número de produtores e de visitantes. Este ano calcula-se que cerca de 3 mil pessoas terão passado pelo espaço da Feira, o que é extraordinário para uma aldeia que tem apenas algumas dezenas de habitantes.

A castanha dá o mote a este certame, o que tem uma explicação simples: esta é a zona do concelho e da freguesia de Espinho onde existe a maior concentração de castanheiros.

Mas não é o produto único. Na Feira podia-se encontrar uma grande variedade de produtos agrícolas e regionais, tais como cereais, pão e doces caseiros, mel, frutos secos. O artesanato também esteve presente, com a cestaria, os bordados, as antiguidades.

Ao almoço os visitantes podiam degustar a gastronomia de cariz tradicional, com sopa da matança, serrabulho, torresmos, febras e rojões. Havia ainda uma zona dedicada aos petiscos e outra às filhós.

Também não faltaram os habituais passeios de cavalo, que são já uma imagem de marca da Feira. Gaiteiros à moda medieval e grupos de música popular animaram o ambiente.
Ao final da tarde realizou-se o tradicional Magusto, acompanhado de água-pé e geropiga, oferecido pela Associação a todos os presentes.

A Associação pretende ampliar o Parque de Lazer, tendo já adquirido uma parte do terreno. “Queremos alargar de ambos os lados, até porque temos alguma dificuldade com o estacionamento”, explica Mário Esteves, da Direcção da ADESQ.
Este ano a organização até criou e sinalizou parques de estacionamento, mesmo assim não foram suficientes para a multidão que acorreu ao local. Só para se ter uma ideia dessa enorme afluência, as estradas de ligação à Sobrosa e a Agua Levada, a estrada principal de Quilho e praticamente todos os arruamentos e largos da povoação estavam apinhados de viaturas.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, representantes da Junta de Freguesia de Espinho, foram algumas das entidades que passaram pela Feira, como já é habitual.

Segundo o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, “a Feira é hoje indiscutivelmente um evento de referência do concelho e uma aposta ganha. É também muito importante este apoio ao escoamento dos produtos locais que a Feira proporciona, ajudando economicamente os nossos produtores”.

E felicita a organização: “A Associação está de parabéns, este ano foi notório que a Feira não só cresceu como sobretudo deu um grande salto qualitativo. Tem projectos para o futuro, não só para este espaço, como também na área social. Isso é fruto de uma grande união das pessoas de Quilho e de uma dinâmica associativa, que nos apraz registar. Espero que continuem com esta união e este entusiasmo”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade