Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Centro de Novas Oportunidades da ADICES entregou Diplomas e Certificados de Qualificação

2010-10-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Duzentas e dez pessoas adultas do concelho de Mortágua já foram certificadas no Centro de Novas Oportunidades da ADICES, desde o início do seu funcionamento, em 2004. Este dado foi adiantado pela Coordenadora Executiva da ADICES, Regina Lopes, na sessão de entrega de diplomas a 33 formandos do concelho, realizada no passado dia 12, no Ninho de Empresas de Mortágua.

No passado mês de Setembro outros 50 formandos tinham já recebido o seu Diploma e Certificado de Qualificação. Na ocasião o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, sublinhou a importância do funcionamento do Centro de Novas Oportunidade da ADICES na qualificação da população adulta dos 4 concelhos abrangidos na sua área de intervenção (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela). E considerou estas acções de formação de uma “extraordinária importância” face às actuais exigências do mercado de trabalho e de emprego mas também por razões de valorização profissional e pessoal.
“É certo que a atribuição deste diploma não é sinónimo de emprego garantido, mas é de certeza uma forma de aceder naturalmente a um posto de trabalho mais ou menos qualificado e até com mais facilidade”, referiu no momento.

Deste total de 83 adultos que receberam o seu Diploma, o maior número pretendeu concluir o 9º ano (69), seguindo-se o 12º ano (11) e finalmente o 6º ano (3). As acções tiveram a duração de 3 meses para o nível Básico e de 6 meses para o nível Secundário. Estamos a falar de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), que permite às pessoas elevar as suas habilitações escolares, através da certificação das competências que elas adquiriram ao longo da vida. O certificado de equivalência escolar é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Na entrega dos diplomas a Coordenadora Executiva da ADICES, dirigindo-se aos formandos, referiu que “é de louvar este esforço em melhorar a vossa qualificação, sabendo-se que não é fácil regressar “à escola“ após um longo período de afastamento”. E deixou o incentivo a todos para continuarem a apostar na sua formação, dada a importância da qualificação para o ingresso no mercado de trabalho e progressão profissional. Lembrando: “a escolaridade obrigatória vai ser agora o 12ºano, será cada vez mais o mínimo exigido às pessoas”.

Regina Lopes afirmou que há um grande esforço de várias organizações em melhorar a qualificação das pessoas, englobando nesse esforço colectivo a ADICES, a Câmara Municipal de Mortágua, a Rede Social do Concelho, o Agrupamento de Escolas de Mortágua, a Escola Beira Aguieira, o Centro de Iniciativas Empresariais Beira Aguieira (IEBA), entre outras, assumindo-se com um “projecto de desenvolvimento local”.

Além dos cursos RVCC, o Centro de Novas Oportunidades disponibiliza outras ofertas de educação e formação adequadas ao perfil de cada adulto, nomeadamente Cursos de Educação e Formação de Adultos e Formações Modulares Certificadas.

A ADICES está também empenhada em sensibilizar as empresas para as vantagens da qualificação dos seus activos. “Aos trabalhadores que queriam aceder a uma formação especializada é também exigida uma certa escolaridade para frequentar essas acções”, explicou-nos Regina Lopes.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade