Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município presta Homenagem aos Bombeiros de Mortágua

2010-10-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Com a inauguração de duas Exposições

Os Bombeiros Voluntários de Mortágua comemoram este mês o seu 87º aniversário. O Município de Mortágua associou-se à data e está a promover diversas iniciativas com o objectivo de homenagear os homens e mulheres que sacrificam a sua vida para salvar a vida dos outros.
No passado dia 9, na Biblioteca Municipal, foram inauguradas duas exposições dedicadas aos Soldados da Paz (ver em baixo), com a presença do Presidente da Câmara, responsáveis da Direcção, Comando e Órgãos Sociais da Corporação, Bombeiros e público em geral. Antes da inauguração, a Fanfarra dos Bombeiros de S.C.Dão percorreu e animou as ruas da Vila, exibindo-se com grande galhardia.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara referiu que o Município, com esta iniciativa, quis prestar uma homenagem aos fundadores e a todos aqueles que ao longo destes 87 anos tem servido a Corporação e a causa dos Bombeiros, sem pedir nada em troca. E explicou a razão porque a homenagem decorre na Biblioteca Municipal: “Este edifício tem uma história e um passado que está intrinsecamente ligado aos Bombeiros. Foi daqui que saíram durante dezenas de anos, viaturas, homens e mulheres, para acudir às mais diversas solicitações. É essa memória que estamos aqui a evocar”. A actual Biblioteca, inaugurada em 2004, foi construída no local onde funcionou durante cerca de 30 anos o antigo Quartel dos Bombeiros.

Afonso Abrantes enalteceu o espírito do voluntariado: “O voluntariado é das coisas mais bonitas que existe e que não pode morrer. Temos a responsabilidade de passar esse exemplo e testemunho às futuras gerações”.
O Presidente da Câmara realçou, por outro lado, a boa colaboração e cooperação entre o Município e os Bombeiros ao longo dos últimos 21 anos (desde que é Presidente da Câmara), que tem sido fundamental para responder de forma cabal e eficaz às solicitações de emergência e socorro. E reafirmou: “Os Bombeiros de Mortágua sabem que podem contar com o carinho, respeito e admiração do Município. Esse sentimento também é partilhado pela população“.
Afonso Abrantes felicitou o trabalho dos dois autores das Exposições, dizendo: “são também formas de expressar o afecto e a admiração pelos bombeiros, mesmo quando não se é bombeiro, como é o caso do fotojornalista aqui presente”.
O Presidente da Direcção dos Bombeiros, Gualter Mendes, em nome dos Bombeiros de Mortágua, agradeceu a iniciativa do Município de associar-se à comemoração dos 87 anos da Associação, “num gesto fraterno e de reconhecimento mútuo”.

Como dissemos, são duas as exposições patentes na Biblioteca Municipal. Uma delas é constituída por uma colecção de miniaturas, da autoria de José António Cruz, bombeiro na Corporação de Tábua.
A exposição é constituída por um total de 1400 peças associadas à actividade de Bombeiros: carros, carrinhas, camiões, lanchas, helicópteros, aviões e motas, além doutros elementos icónicos (macas, escadas e outros), que permitem a preservação e divulgação da história e percurso evolutivo dos Bombeiros Voluntários ao longo do tempo. “ Isto começou quando fui a um Congresso com um colega e vimos lá expostas miniaturas de carros de bombeiros, que nos despertou a curiosidade”. Começou a coleccionar juntamente com esse colega, entretanto já falecido. “Esta colecção é também uma homenagem a ele, por ter sido o grande impulsionador”. De então para cá não mais parou de reunir peças, umas oferecidas, outras adquiridas.
“Há muitos amigos e familiares que sabem que faço colecção e vão-me trazendo. Só assim é possível ter uma colecção com este tamanho”.
José Cruz tem como objectivo atingir as 1500 peças até ao final deste ano. “Depois, não sei, vou pensar...”.


A outra é uma Exposição de Fotografia intitulada “A Vida – Os Bombeiros”, da autoria do fotojornalista Raúl Cardoso. É uma colecção de fotografias que resulta da recolha de imagens ao longo de quatro anos de trabalho como fotojornalisita ao serviço de uma Agência e Jornais nacionais. Durante esse tempo Raul Cardoso viveu ao lado dos bombeiros os mesmos momentos de medo, angústia, emoção e drama face às mais diversas ocorrências, nomeadamente acidentes de viação e incêndios. Uma experiência marcante que o levou a prestar, através da imagem, “uma homenagem aos bombeiros, mas também às vitimas”.
“Eu estava presente no local, sentia as mesmas emoções tal e qual como eles, apenas com a diferença que enquanto eles socorriam a vítima ou combatiam as chamas, eu registava as imagens”. Sentiu medo, correu riscos: “Cheguei a estar preso em alguns incêndios. Todas estas imagens têm uma história própria e o seu conjunto também conta uma história”. Ao fim de algum tempo, acabou por se criar uma cumplicidade muito grande com os bombeiros. “Eles já me viam como se eu fosse um deles”.
Algumas imagens expostas são muito fortes e até chocantes. O autor diz que o objectivo é mostrar a realidade pura e dura do que é ser bombeiro, com toda a carga emocional que lhe está inerente.
“O que está retratado é aquilo com que os bombeiros lidam todos os dias e que nos pode aparecer a qualquer momento”. Além de pretender mostrar a determinação e coragem de quem é bombeiro, o autor adianta que quis também deixar uma mensagem, de sensibilização: “tentar evitar no futuro que aconteçam novas situações como aquelas que são aqui reproduzidas”.
As duas exposições vão estar patentes ao público até ao dia 6 de Novembro, no horário de funcionamento da Biblioteca.
O programa de homenagem aos bombeiros terá continuidade no próximo dia 27, dia do aniversário dos Bombeiros de Mortágua, em que será proferida uma palestra subordinada ao tema “Ser Voluntário”, tendo como orador o Dr. Joaquim Rebelo Marinho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu e Director da Escola Nacional de Bombeiros.






















Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade