Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Entregues diplomas de conclusão do Secundário e Prémios de Mérito aos melhores Alunos

2010-09-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Em cerimónia pública e solene


Em cerimónia realizada no passado dia 8, no Polivalente da Escola Secundária, foram entregues os diplomas a 56 alunos que concluíram o Ensino Secundário, bem como os Prémios de Mérito que distinguiram os melhores alunos dos Cursos Científico-Humanísticos e Tecnológicos/ Profissionais.

Á cerimónia, integrada no “Dia do Diploma”, assistiram o Presidente da Câmara Municipal, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Presidente da Associação de Estudantes, além de Alunos, Pais, Encarregados de Educação.

O Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, na sua intervenção, felicitou os alunos que concluíram com sucesso esta etapa da sua formação académica, incentivando-os a continuar com o mesmo empenho e dedicação no futuro.

Para os que vão entrar na Universidade, lembrou que este momento é simultaneamente um ponto de chegada e de partida e que vão precisar de continuar a mostrar o mesmo empenho e exigência se quiserem alcançar os seus objectivos pessoais e profissionais. Para os que não continuem os estudos e venham a optar pelo mercado de trabalho deixou também o conselho: ”Nunca deixem de pensar na vossa formação e na formação ao longo da vida”.
E fez uma comparação simbólica: “o 12º ano, que nós queremos que passe a ser a escolaridade obrigatória, é hoje o equivalente aquilo que no passado era a meta de qualquer pessoa, que era concluir a 4ª classe. Daí a importância de terem chegado, pelo menos, até aqui”.
Para todos em geral deixou as seguintes palavras: “com as exigências do mundo actual, as dificuldades para integrar o mundo de trabalho são cada vez maiores, mas aqueles que estiverem melhor preparados concerteza que terão menos dificuldades que outros”.

Relativamente à atribuição de Prémios de Mérito, a opinião é claramente favorável:
“ Nós em Portugal temos pouco o hábito de reconhecer o mérito daqueles que o têm e muitas vezes até entendemos que isso é uma coisa menor e até de desprezar. Noutros países desenvolvidos é um hábito e tem um significado muito relevante”, vincou.


O Presidente da Comissão Administrativa do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada da Costa, também louvou a atribuição dos Prémios de Mérito: “É um reconhecimento público, com algum formalismo, do trabalho e esforço dos alunos, e constitui ao mesmo tempo um incentivo, uma motivação para os alunos mais jovens. Penso que esse aspecto é até o mais importante, o exemplo para os mais novos”.

Os dois jovens premiados foram Gonçalo Fonseca (Científico-Humanísticos) e Stéphan Ferreira (Curso Tecnológico). Além do Diploma de Mérito, receberam um prémio pecuniário de 500 euros.
Através do “Dia do Diploma”, o Ministério da Educação pretende valorizar a importância da conclusão do ensino secundário, nível que o Governo estabeleceu como referência para a qualificação da população portuguesa.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade