Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Novo Agrupamento reúne todas as Escolas de Mortágua, sob uma gestão única

2010-09-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A partir deste ano lectivo

A partir deste ano lectivo as escolas públicas de Mortágua vão integrar um novo Agrupamento, englobando os três níveis de ensino (Pré-Escolar, Básico e Secundário), e com uma gestão única. O novo Agrupamento (designado Agrupamento de Escolas de Mortágua) representará um universo de 1070 alunos e terá a sua sede na Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais. Os Serviços Administrativos de apoio, por sua vez, irão funcionar nas instalações da E.B.2/3.

Anteriormente existia um Agrupamento Horizontal no Ensino Básico e a Escola Secundária, como unidades de gestão autónoma. Com a criação do novo Agrupamento, passa a existir uma única unidade de gestão para todos os estabelecimentos de ensino público do concelho.

O novo Agrupamento terá um Director, um Subdirector e Adjuntos. Nesta fase transitória, a gestão do Agrupamento é assegurada por uma Comissão Administrativa constituída pelos seguintes elementos: Presidente- Dr. Rui Parada da Costa, Vice-Presidente – Dra. Maria José Pinto, Vice-Presidente – Dr. Rui Alcino Ferreira.

A constituição do novo Agrupamento resulta da Resolução do Conselho de Ministros nº nº44/2010, de 14 de Junho, que prevê a reorganização dos agrupamentos de escolas, no sentido de adaptar a rede escolar ao objectivo de uma escolaridade de 12 anos para todos os alunos; adequar a dimensão e as condições das escolas à promoção do sucesso escolar; e promover a racionalização dos agrupamentos de escolas, de modo a favorecer o desenvolvimento de um projecto educativo comum, articulando níveis e ciclos de ensino distintos.

Relativamente ao encerramento das escolas com menos de 21 alunos, a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) propôs o encerramento das denominadas “salas de apoio” das EB da Felgueira, Marmeleira, Pala, Sardoal, Vale de Carneiro, Vila Meã, Vila Moinhos e Vila Nova. Mas o Município contrapôs invocando o facto da obra do Centro Educativo estar atrasada relativamente à data inicialmente prevista para a sua conclusão, pelo que seria impossível o encerramento daquelas oito escolas.

A posição tomada pelo Município, ratificada por unanimidade, foi de aceitar o encerramento das EB do Sardoal, Vale de Carneiro e Vila Moinhos, considerando que iriam funcionar com o máximo de 8 alunos, mantendo-se as restantes. Esta posição do Município mereceu acolhimento por parte da DREC. Os alunos daquelas três escolas foram transferidos para a EB de Vale de Açores, Vale de Remígio e Mortágua, respectivamente.

Assim, no ano lectivo 2010-2011, mantêm-se em funcionamento transitório (até à entrada em funcionamento do Centro Educativo de Mortágua), as Escolas do 1º CEB de Espinho, Felgueira, Marmeleira, Mortágua, Vale de Açores, Vale de Remígio, Pala, Vila Meã e Vila Nova.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade