Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Desemprego no concelho a baixar

2010-08-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)

O desemprego em Mortágua tem vindo a baixar comparativamente com os primeiros meses do ano. Os dados são do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e referem-se aos desempregados que estavam inscritos nos primeiros sete meses do ano.

Os dados dos meses de Junho e Julho confirmam essa tendência de descida. Comparados os números de Março, mês que registou o maior número de inscritos, com os de Julho, verifica-se um decréscimo de 86 inscritos, menos 1,97%.

O desemprego afecta mais as mulheres que os homens e sobretudo a faixa etária entre os 35 e os 54 anos, uma tendência comum a nível nacional. Com 54 ou mais anos de idade estão inscritas 44 pessoas.

Olhando para os desempregados inscritos em função da escolaridade, no mês de Julho, o maior número de inscritos (106) tinha o 2ºCiclo ou inferior e destes 78 tinham o 1ºCiclo ou menos.

Os números de Julho indicam que o concelho de Mortágua apresenta uma taxa de desemprego (4,63%) mais baixa que a média nacional (segundo últimos dados do INE relativos ao 2ºtrimestre do ano era de 10,6%), mais baixa que a média na Região Centro (7,7%), e também mais baixa comparativamente aos outros concelhos da região.

Segundo o Presidente da Câmara, os números revelam que o concelho de Mortágua tem conseguido pelo menos resistir à crise, sublinhando o papel dos empresários locais e das medidas que têm sido tomadas a nível municipal na minimização dos efeitos da mesma.

Entre as medidas tomadas destaca-se a criação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), a funcionar desde Junho do ano passado, no Ninho de Empresas de Mortágua, que fornece apoio a desempregados, jovens e adultos, na resolução do seu problema de inserção ou reinserção profissional, disponibilizando nomeadamente: informação profissional, apoio na procura activa de emprego, divulgação de ofertas de emprego e de formação, divulgação e acompanhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo.








Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade