Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festas`2010 registaram grande afluência de público

2010-08-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O balanço final da XX Festa da Juventude e XII Feira das associações é claramente positivo, desde logo em termos de adesão de visitantes. No total dos cinco dias calcula-se que tenham passado cerca de 25 mil pessoas pela zona envolvente da Praça do Município. As noites quentes ajudaram à afluência de muito público, registando-se verdadeiras multidões nalgumas noites, com ambas as zonas, das tasquinhas e dos concertos, a abarrotar de gente, tornando-se mesmo difícil circular entre a multidão.
Este ano estiveram representadas 34 Associações Locais, 32 das quais com as tradicionais tasquinhas onde se podia jantar ou petiscar. Uma barraquinha de kermesse e outra ocupada pelos Bombeiros de Mortágua, completavam o lote de Associações presentes nesta edição. Os Bombeiros, além do habitual espaço de angariação de sócios, tinham exposto diverso equipamento de emergência e os visitantes podiam até medir a tensão arterial, caso o desejassem.
Pelo quarto ano consecutivo, Wormeldange (Luxemburgo) fez-se representar com uma tasquinha, no âmbito da geminação entre os Municípios de Mortágua e Wormeldange. Este ano coube ao próprio Município de Wormeldange a dinamização do espaço, destacando-se a presença do seu Burgomestre e outros responsáveis daquele Município.

Havia também duas áreas destinadas às pinturas faciais e à modelação de balões, pelas mãos de Cláudia Almeida (Assoc. de Vila Nova) e Tânia Costa (Assoc. Vale de Paredes). Tiveram muita procura, sobretudo dos mais novos.

Os espectáculos de palco foram outros dos aliciantes, registando-se grandes enchentes, em especial nos concertos com os D`ZRT, Killer Queen e Blasted Mechanism, que atraíram muitos forasteiros.

No último dia realizou-se a Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Contou com a presença de 6 grupos nacionais (incluindo o organizador) e um grupo vindo da Roménia. Mais uma vez o cenário destacou-se em si mesmo. Estava adornado com motivos e objectos ligados à arte da cestaria, estando ainda presente um artesão local, o Sr. Henrique, natural de Macieira, mostrando, junto ao palco, como se trabalha o vime.

Antes do espectáculo, os grupos foram recebidos nos Paços do Concelho, para uma Sessão de Boas vindas e entrega de lembranças do concelho.
Como é tradicional, as festas culminaram com um espectáculo de Fogo de Artifício, que incluiu efeitos pirotécnicos na zona dos lagos e torre do edifício municipal, sendo opinião generalizada de que foi um dos melhores dos últimos anos.

Além da gastronomia, da cultura, da animação, o Desporto voltou a marcar forte presença nas festas, com a realização de vários eventos dinamizados pelas Associações Locais, que complementaram e valorizaram todo o programa: o II Encontro Juvenil de Pesca Desportiva, no dia 8, organizado pela Pescamor, o X Prémio de Ciclismo de Mortágua, no dia 14, organizado pelo Velo Clube do Centro e o Torneio de Tiro ao Pratos, no dia 14, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua.

Terminadas as Festas` 2010, o Presidente da Câmara Municipal, faz um balanço claramente positivo das mesmas: “Houve uma grande afluência de público. Tivemos aqui noites de verdadeiras multidões, para o que contribuiu também o elevado número de visitantes de fora do concelho. É um sinal também de que as festas de Mortágua têm algo de diferente de outras festas que há na região, tem características muito próprias, que as pessoas apreciam”.
O Presidente da Câmara refere ainda a animação económica que resultou do evento: “há naturalmente um grande acréscimo de negócio antes e durante a semana das festas, beneficiando o comércio, a restauração, o alojamento, entre outros sectores. Esse aspecto económico é da maior importância, na nossa perspectiva”.

E destaca a parceria entre o Município e as Associações Locais, no êxito das festas: “Tem sido a chave do sucesso das festas ao longo destes anos. Há uma conjugação de vontades e um esforço recíproco para que as festas continuem a ser uma referência para todos os mortaguenses, e também, cada vez mais, para quem nos visita.
E aproveito para expressar, em nome do Município, público agradecimento a todas as associações que participaram, aos seus dirigentes e colaboradores, que foram incansáveis em dedicação e esforço, deixando uma excelente imagem da dinâmica e vitalidade associativa no nosso concelho”.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade