Povoações de Monte Lobos, Vale de Remígio, Póvoa e Povoinha
Já se encontram concluídas as obras das redes de drenagem, emissários e sistema de tratamento de esgotos das povoações de Monte Lobos, Vale de Remígio, Póvoa, Povoinha, bem como das ruas da Associação e das Sobreiras, na Gândara, e Ruas do Campo e António Maurício, em Vale de Açores.
A partir deste momento os habitantes servidos por esta nova rede de drenagem de esgotos, devem requerer a ligação dos ramais de saneamento das suas habitações à rede pública. O prazo para o fazerem é de 30 dias, a contar da data afixada nos editais, que podem ser consultados na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia da sua área de residência. Nas zonas servidas pelo novo sistema essa ligação é obrigatória, nos termos do Artª 28 do Regulamento Municipal de Águas Residuais.
A empreitada agora concluída faz parte do Saneamento da Zona da Ribeira de Mortágua (2ª fase). Para além das redes de drenagem implantadas, implicou a construção de um Emissário ao longo da Ribeira de Mortágua, com cerca de 4 Km e a construção de duas Estações Elevatórias, uma junto à ponte da Póvoa e outra junto à antiga Filor. O destino final dos esgotos será a ETAR de Mortágua.
Nas Grandes Opções do Plano para 2005, a autarquia tem previstos investimentos nesta área (Saneamento Básico) que ultrapassam o milhão e meio de euros (1.579.481€). Para além da entrada em funcionamento dos sistemas de drenagem e tratamento das povoações acima referenciadas, está prevista a execução dos sistemas de Vale de Paredes, Benfeita, Caparrosa, Moutinhal, Pala, Palinha e Macieira. Está também prevista a remodelação dos sistemas de tratamento de esgotos de Vila Meã, Barril e Freixo. A autarquia vai ainda iniciar a elaboração dos projectos de rede de esgotos e sistemas de tratamento para as povoações da Sobrosa, Espinho, Quilho, Anceiro, Vila Meã da Serra, Vale de Mouro, Santa Cristina, Vila Boa, Ribeira e Pomares (todas da Freguesia de Espinho), e ainda de Trezoi e Sula.
Já foi entretanto executada a rede do saneamento básico na rua principal da Felgueira, que liga ao Chão Miúdo e à E.N.228. Esta obra será seguida da pavimentação de toda aquela via, que já teve início. Brevemente irão começar os trabalhos da rede de saneamento nos restantes arruamentos da povoação.
Saneamento da Marmeleira
Adjudicada a construção da ETAR
A Câmara Municipal de Mortágua aprovou no passado dia 15 de Dezembro a adjudicação da construção da ETAR que irá tratar os esgotos domésticos da povoação da Marmeleira. A obra foi adjudicada pelo valor de 91.030,00 euros, acrescido de IVA. A obra da rede de drenagem e respectivos emissários do saneamento da Marmeleira encontra-se praticamente concluída, faltando apenas dois pequenos troços de arruamentos.
|