Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mais de uma centena de jovens viveram “Fim de Semana Radical”

2010-08-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto, o X Fim de Semana Radical, numa organização do Município de Mortágua. A edição deste ano contou com 136 inscritos, sendo de destacar o elevado número de participantes vindos de fora do concelho (77), o que dá uma ideia da divulgação e projecção que este evento já adquiriu além fronteiras do concelho. Havia participantes de Aveiro, Coimbra, Constância, Leiria, Fátima, Ourém, Lisboa, Cascais, Peniche, Viseu, São João da Madeira, Anadia, Tondela, entre outras localidades. Os participantes estavam organizados por equipas, num total de 14, cada uma com um nome bastante original, não se tratasse de um evento radical.

Este ano o Acampamento estava montado na aldeia das Paredes, onde decorreram algumas das actividades radicais. A pacata aldeia encheu-se de juventude e de um inusitado movimento, tornando-se nestes dois dias num grande aglomerado populacional.

Os participantes iam chegando aos magotes. De repente a aldeia mais parecia um parque de campismo, com dezenas de tendas espalhadas pela área envolvente da Associação local e zonas circundantes.

Montadas as tendas e arrumadas as mochilas, teve início o “briefing”, que serviu para dar as boas vindas aos participantes, tendo sido ainda sensibilizados para alguns cuidados a ter nas actividades e no acampamento, nomeadamente em termos de limpeza, segurança e ambiente. Feitos os esclarecimentos, era altura de partir para a primeira actividade do dia, descida em Canyoning das Quedas de Água das Paredes O objectivo era descer a cascata maior, com mais de 30 metros de altura. Chegar ao ponto exacto da descida foi em si mesmo algo de muito radical, dado que o local é de difícil acesso, existindo muita vegetação em estado virgem.

Equipados com fato de neoprene, capacete e adequado material de segurança, iniciou-se a descida em rappel da cascata. O mais difícil foi o início da descida, os primeiros metros, mas depois de apanhado o jeito é como andar de bicicleta, aprende-se depressa. Uma vez pisado o chão firme, era irresistível olhar para cima e desabafar, ainda incrédulo. “Eu fiz isto, não dá para acreditar!” Para a maioria dos participantes foi a primeira experiência de Canyoning e uma sensação única, porque significou vencer o medo e desafiar os seus limites. Para a experiência ser completa faltou apenas mais água, uma vez que nesta época do Verão a ribeira leva pouca água, não tendo as cascatas a magnificência que tem noutras estações do ano.

Mas o desafio ainda não estava terminado. Logo a seguir vinha uma descida em slide sobre uma das “cachoeiras” que se formam no final de cada cascata. Mas depois do que já tinha sido feito, como se diz na gíria inglesa, até pareceu a “piece of cake”. O regresso ao acampamento era feito pelo “Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes”, um trilho à beira rio, envolto em vegetação autóctone e muito aprazível.

Depois do almoço e de um muito desejado descanso dos “guerreiros”, o final da tarde reservava uma actividade que tem tanto de tradicional como de radical. O desafio era construir um carrinho de rolamentos. Distribuiu-se o material necessário pelas equipas, deixando à sua criatividade tudo o resto. Com mais ou menos dificuldade, todas as equipas concluíram a construção do seu bólide. A pista utilizada foi a descida desde a Associação até à zona da Capela. Após alguns testes seguiu-se a corrida a sério, entre equipas, no sistema de eliminação, até ficarem apenas os finalistas. É claro que nem tudo correu bem e houve quem ficasse a meio do caminho, devido a “problemas mecânicos”. Não faltou incentivo e entusiasmo, tendo-se registado algumas corridas muito renhidas, nomeadamente a prova final.

Aproximava-se a hora do jantar e os estômagos estavam impacientes. No ar já havia o cheiro vindo dos assadores, o que aguçava ainda mais o apetite. Finamente alguém gritou, “o jantar está pronto”, e aquelas palavras soaram como divinas. A ementa já é tradicional, arroz de feijão e grelhada mista. Mais uma vez os Escuteiros de Mortágua confeccionaram e serviram um excelente repasto, com direito a várias repetições. A animação da noite esteve a cargo dos Scape, uma banda jovem de Mortágua.

O programa do Fim de Semana Radical incluiu ainda uma prova de Orientação e Estratégia em canoa, na Albufeira da Aguieira, realizada nos dois dias. Recorrendo a um mapa, os participantes tinham que se dirigir até aos locais onde estavam montados os jogos de team building (jogos de equipa). Os locais, situados nas margens ou em ilhas, eram marcados num cartão, sendo somados os pontos obtidos em cada um dos jogos.
Eram cerca das 15 horas de domingo, quando as actividades foram dadas por terminadas. Era altura para um lanche e regresso a casa.

No final os participantes mostraram-se agradados com as actividades e deixaram a promessa de voltar para o próximo ano, o que significa que o balanço foi muito positivo. Para além das actividades de aventura e descoberta, os participantes destacaram o convívio, a amizade, a socialização com pessoas de diferentes locais do País, que o evento proporcionou.

Terminado o X Fim de Semana Radical, o Município agradece a colaboração do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, que prestaram assistência nas várias actividades e da Associação Cultural e Recreativa “Cascatas & Riachos”, que disponibilizou as suas instalações.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade