Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município levou 620 idosos a visitar Sintra

2010-07-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No já tradicional “Passeio dos Idosos”


O Município de Mortágua proporcionou no passado dia 9 de Julho um passeio aos idosos do concelho, tendo como destino Sintra, vila Património Mundial da UNESCO. Ao todo participaram 620 idosos, que foram distribuídos por 13 autocarros, organizados por freguesias. A chegada a Sintra ocorreu por volta das 11 horas. O Parque de Lazer do Ramalhão, contíguo ao palácio com o mesmo nome, foi o local para o almoço. O idosos distribuíram os seus farnéis pelas mesas do Parque, debaixo de um frondoso arvoredo.

Após o almoço deu-se início ao passeio livre pela Vila, percorrendo o Centro Histórico e alguns locais mais emblemáticos da serra de Sintra.


Muitos idosos escolheram o comboio turístico para conhecer a Vila, que permite ver muitos dos monumentos, palacetes, quintas e conventos que se escondem na densa e exuberante vegetação da serra. Houve também quem escolhesse as charretes, que são um ex-libris da Vila e recordam os tempos em que reis, nobres e ricos burgueses se passeavam por aquelas paragens. É sobretudo um meio de transporte muito procurado pelos turistas. Alguns dos idosos visitaram o Palácio Nacional de Sintra, com as suas famosas chaminés, o Palácio da Penha ou ainda o Museu do Brinquedo. As ruas estreitas em calçada, as fachadas em azulejo, as lojas de artesanato e restaurantes com esplanadas, foram um convite irresistível a passear e a descobrir recantos tranquilos e pitorescos. Sintra é uma Vila cheia de romantismo e exotismo, que encantou poetas e escritores, muitos dos quais escolheram Sintra para cenário de algumas das suas mais conhecidas obras literárias ou a descreveram em belas palavras. Não faltam referências aqui e acolá: “O Páteo de Garret”, “Largo Ferreira de Castro”, “Hotel Lawrence´s”, “Cantinho do Lord Byron”, são alguns exemplos dessa influência literária.


Maria da Graça, 70 anos, ainda não conhecia Sintra. “Gostei muito. É um sítio muito "espaireçoso", muito arborizado, muito verde, faz-nos lembrar o Bussaco”, contou-nos.

Para Maria Manuela Mendes, 67 anos, foi o quarto passeio: “Como eu gosto muito de passear, até agora gostei de todos. Eu aprecio muito quem organiza estas iniciativas, estão a fazer alguma coisa pelos idosos que não podem sair ou viajar, porque nem toda a gente pode”, enfatizou.

Luísa Mendes, 67 anos, estava encantada com a visita ao Palácio Nacional de Sintra: “Achei muito bonito e admirei aquilo tudo. Gostei de ver aqueles móveis antigos, as cadeiras, as louças, a cozinha, os quartos e as salas dos reis, são coisas que a gente nunca viu e hoje já não se fazem coisas assim”. “É digno de se ver”, reforçava Umbelina Conceição, 69 anos.
“Há pessoas que não sendo estes passeios nunca veriam estas coisas”, finalizava Lídia Fernandes, 76 anos.

No geral todos consideraram ter sido um passeio muito agradável, que valeu bem a pena pelas paisagens, os monumentos, mas também o convívio e a distracção.

O Passeio dos Idosos é uma iniciativa do Município de Mortágua que se realiza, de forma ininterrupta, desde 1996. De então para cá já foram realizados 28 passeios, pelo País e Estrangeiro (Espanha).

O objectivo do Programa “Viver Mais. Viver Feliz” é proporcionar momentos de lazer e convívio à população idosa, nomeadamente ajudando a quebrar o ciclo de solidão e isolamento que caracteriza o quotidiano de muitos idosos, contribuindo, desta forma, para uma melhor qualidade de vida.















Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade