Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Crianças sensibilizadas para cuidados a ter em tempo de férias

2010-07-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Acção integrada no programa das “Férias Activas”

As crianças que estão a participar no programa das “Férias Activas” foram sensibilizadas para diversos cuidados que devem ter em tempo de férias, relacionados com as actividades que estão a desenvolver naquele programa ocupacional de Verão.

A acção de sensibilização realizada no passado dia 6, esteve a cargo de duas jovens do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu, que estão a estagiar no Centro de Saúde de Mortágua. Com recurso a imagens animadas as crianças foram sensibilizadas para os cuidados a ter na piscina, na praia, na rua, na natureza, em casa e nas brincadeiras.
”Uma vez que as crianças também circulam a pé entre vários espaços nas “Férias Activas”, incluímos também conselhos sobre segurança rodoviária, como o atravessar das passadeiras, o significado dos semáforos”, explicou-nos Sara Sousa, uma das jovens estagiárias. Mas foram sobretudo as questões de prevenção da saúde nos meses de Verão que tiveram maior enfoque. Evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor, usar protector solar e boné, não saltar nas piscinas, foram alguns dos conselhos transmitidos. Foram ainda alertadas para não mexer em objectos ou produtos que desconheçam e potencialmente perigosos, nomeadamente medicamentos, produtos químicos, tomadas eléctricas.

A sessão terminou com um jogo denominado “Férias Seguras”, uma espécie de jogo “Party & Co.” adaptado à temática. O grupo foi dividido em quatro equipas e a cada uma foi entregue um cartão para preencher, com bolas de diferentes cores. O jogo consiste no habitual percurso entre várias casas até chegar ao final, havendo em cada casa uma prova, que pode ser uma pergunta ou uma surpresa. Ganhava o jogo a equipa que completasse primeiro o cartão, respondendo correctamente às questões ou realizando as tarefas, todas elas relacionadas com as temáticas abordadas na sessão. As crianças divertiram-se aprendendo e aprenderam divertindo-se!

“Dado o grupo etário a que se dirigia esta acção sensibilização, procurámos fazer uma apresentação que não fosse teórica, mas sobretudo animada, com actividades lúdicas e a interacção das próprias crianças, que lhes prende mais a atenção. Houve aqui crianças que colocaram questões pertinentes, outras contaram histórias reais que conheciam ou viveram relacionadas com aquilo que foi dito nesta sessão, o que é um sinal de que estavam atentas e interessadas nos assuntos”, referiu-nos a estagiária Karine Simões.

As “Férias Activas” proporcionam actividades desportivas, lúdicas e pedagógicas, envolvendo 238 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos, que se inscreveram neste programa ocupacional dos tempos livres de Verão, promovido pelo Município de Mortágua.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade