Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município editou poemas escritos por jovens do concelho

2010-07-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

“Dizer com o Coração”

O Município de Mortágua promoveu o lançamento de um livro de poesia que reúne poemas escritos por jovens estudantes do concelho. O livro, intitulado “Dizer com o Coração”, teve a sua apresentação pública no passado dia 2, no âmbito das “Noites de Verão”. Alguns dos jovens autores subiram ao palco para ler os seus poemas, tendo alguns sido musicados pelo Maestro Ricardo Vicente. O Presidente da Câmara Municipal também se associou ao momento, lendo um dos poemas que integram a colectânea de poesia.

Ao todo são 11 os jovens presentes nesta colectânea: Bárbara Santos, Bruno Pais, Daniel Matos, Daniela Gomes, Emil Veloso, Filipa Salazar, G.P.S., Inês Dinis, Jorge Camoesas, Leila Tomaz e Marisa Engenheiro.

O livro é o produto final da participação de um grupo de jovens do 12ºA da Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais nas actividades de comemoração do Mês do Coração, realizadas em Maio do ano passado e subordinadas ao lema “Dizer com o Coração”. Ao grupo juntou-se ainda um jovem da Escola Profissional Beira Aguieira, natural de São Tomé, estudante nesta escola sediada em Mortágua.

Nas actividades estava inserida uma Sessão de Poesia, tendo sido nessa ocasião que os jovens revelaram os “seus” poemas. A participação dos alunos inseriu-se na sua Área de Projecto, que tinha como tema “Viver Saudável Sabe Bem!...”.

A qualidade dos poemas surpreendeu toda a gente, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, que na ocasião deixou a promessa de patrocinar a sua edição em livro. Promessa cumprida.

“O reconhecimento do valor destes jovens poetas está na edição deste livro, sendo também um incentivo para que continuem a escrever, a criar e a surpreender!”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, afirmando ainda que “é preciso acreditar nos jovens, no seu talento, na sua criatividade, porque eles são capazes de fazer coisas muito boas e interessantes”. O livro “Dizer com o Coração” pode ser adquirido na Biblioteca Municipal.

A apresentação do livro esteve integrada nas “Noites de Verão”, que culminou com um espectáculo de teatro de fantoches, intitulado “Quilos de Histórias”. Uma peça muito divertida, para toda a família, interpretada por um grupo de jovens de Mortágua (Telma, Ana Rita, Estela, Luís Coelho, Hugo Melo e Ana Tomás), também autores do texto. Excelentes interpretações e uma agradável surpresa!
Mais do que a uma noite cultural, assistimos a uma mostra de jovens criadores de Mortágua, em duas áreas criativas (Poesia e Teatro), uma lufada de ar fresco que se saúda vivamente e que nos enche de alento e esperança no futuro. Como diz o prefácio do livro: “É preciso acreditar!...”





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade