Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Filarmónica de Mortágua entregou instrumentos a 13 alunos da Escola de Música

2010-06-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

XVIII Festival de Bandas

A Filarmónica de Mortágua procedeu à entrega de instrumentos a 13 alunos que estão a frequentar a Escola de Música da colectividade. A entrega foi feita durante o XVIII Festival de Bandas da Filarmónica de Mortágua que se realizou no passado dia 5 de Junho e que contou com a participação da Banda Marcial Ribeiradiense, Banda Marcial São Tiago de Silvade e Filarmónica de Mortágua.

O programa do Festival de Bandas teve início às 17 horas, com a saudação das Bandas na Praça do Município, seguindo-se uma recepção nos Paços do Concelho, na qual as Bandas convidadas receberam as boas-vindas e algumas lembranças do Município. Já no exterior procedeu-se à habitual cerimónia de imposição das insígnias do Festival nos estandartes de cada Banda, seguindo-se uma Arruada até ao Centro de Animação Cultural, onde teria lugar o concerto musical.


O concerto teve início às 21h30, com o auditório do Centro de Animação Cultural a registar lotação quase completa, cerca de 200 pessoas. Os presentes puderam assistir a um magnífico espectáculo musical e sarau cultural, sendo talvez um dos melhores festivais dos últimos anos. Para além dos diferentes estilos e repertórios de cada Banda, dois denominadores comuns: bandas quase 100% jovens e Maestros também muito novos, todos com menos de 30 anos de idade. Tem sido aliás uma evidência em anteriores festivais de banda, o que significa que as Bandas Filarmónicas conseguem hoje atrair os jovens e o seu futuro estará assegurado.

Falando da Filarmónica de Mortágua deve-se salientar que a Banda apresentou neste Festival uma das menores médias de idades de sempre, cerca de 22 anos, o que é um sinal claro e positivo quer do interesse dos jovens de Mortágua pela cultura, quer do trabalho que vem sendo desenvolvido tanto na Banda como na Escola de Música. Do elenco da Banda permanecem dois elementos da chamada “velha guarda”, Arménio Gouveia e António Figueiredo, todos os restantes são jovens, o que revela bem a influência da juventude na realidade actual das Bandas, e em particular na Filarmónica de Mortágua, o que é bastante salutar.


Como já referimos, antes de terminar a sua actuação, foram chamados ao palco 13 alunos da Escola de Música para receber o seu instrumento, um momento que marca o início de uma nova etapa na sua formação musical, mais prática. Os alunos chamados ao palco foram os seguintes: Cristiana (Flauta), Juliana (Flauta), Dalila (Sax Tenor), Mariana Ferraz (Sax Alto), Francisco (Clarinete), Tânia (Clarinete), Beatriz (Clarinete), Mariana Gomes (Clarinete), Matilde Simões (Clarinete), Marina (Trombone de Varas), Mariana Jorge (Trompete), Tatiana (Percussão) Joel (Percussão). Se tudo correr como previsto, no próximo ano já estarão integrados na Banda.
A Escola de Música tem vindo a crescer e este ano conta um dos maiores números de alunos de que há registo, 24 no total, no primeiro e segundo ano.

O XVIII Festival de Bandas contou com o apoio do Município de Mortágua, entre outras entidades.

Jovem Direcção à frente da Filarmónica


A jovem Direcção da Filarmónica de Mortágua teve neste Festival de Bandas o seu primeiro grande desafio, apesar de estarem já habituados a estas andanças, pois já integravam antigas direcções.
O Presidente da Direcção, João Jorge, tem apenas 23 anos de idade, é licenciado em Engenharia de Madeiras e ocupa o cargo há apenas quatro meses. Está há 13 anos na Filarmónica, dez dos quais como executante de Percussão na Banda, função que passou agora a acumular com a de Presidente da Direcção.
No dia do Festival de Bandas não escondeu o nervosismo natural destas ocasiões, mas mostrou estar à altura do desafio, contando também nessa missão, como nos confidenciou, com a confiança, a entreajuda, o empenho, de todos os seus colegas e dos Órgãos Sociais.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade