Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Comemorou-se o Dia Mundial da Criança

2010-06-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Parque Verde encheu-se de crianças, alegria e divertimento

O Dia Mundial da Criança foi comemorado em Mortágua com uma grande festa no Parque Verde, promovida pelo Município e Agrupamento de Escolas de Mortágua . Ali juntaram-se mais de 500 crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico e Pré-Escolar do concelho. Num dia de muito calor, o extenso relvado e as árvores do Parque foram o palco ideal para as crianças se divertirem, usufruindo da frescura e amplos espaços para correr, saltar e rebolar. Mesmo assim, distribuíram-se muitas garrafas de água pelas crianças, para prevenir a desidratação.
Ao longo do extenso Parque estavam montadas várias “estações”, com diversas actividades lúdicas e recreativas, como os jogos tradicionais: a malha, o jogo das colheres e outros jogos de equipa.
Mas sem dúvida que os insufláveis foram os preferidos da pequenada, que não se cansaram de saltar e brincar, exprimindo toda a sua alegria. “Os insufláveis são muito divertidos. Damos grandes saltos, é como um trampolim. Também caímos muitas vezes, mas o chão é fofo, parece uma cama”, contou-nos a Carolina, de 9 anos, da EB1 de Mortágua. Para os mais pequenos do Pré-Escolar havia a Ilha Encantada e as bolas saltitonas, para os mais crescidos havia o Bungee Soccer e a arena de basquete.
Noutra estação as crianças, em grupo de quatro, eram desafiadas a escrever com uma espécie de caneta gigante, tendo de articular os movimentos entre si.

Muito interessante foi também a presença de um grupo de jovens da Escola Secundária, do 12ºA, Curso Científicos, que realizaram várias experiências no âmbito da sua Área-Projecto, que tem como tema: “Ambiente, Saúde e Lazer”. “Tentámos trazer um pouco da escola, mostrar-lhes algumas experiências relacionadas com o dia-a-dia, utilizando produtos que elas até conhecem de casa, como os ovos, o vinagre, o limão, o detergente da roupa”, contou-nos Cátia Marques, uma das dinamizadoras. Além disso as crianças ainda podiam vestir a pele de cientistas, através de figuras recortadas onde metiam a cabeça.

Para o pequeno Christopher, a frequentar a EB1 da Marmeleira, esta foi uma festa a dobrar, já que completou 10 anos neste dia. “É a melhor festa que se pode ter”.
A manhã terminou com um lanche, trazido de casa e saboreado debaixo do frondoso arvoredo. À tarde foi a vez de dar espaço às Actividades de Enriquecimento Curricular: Educação Física, Educação Musical e Inglês. Na Educação Física as actividades constaram de saltos em mini-trampolim e esquemas gímnicos com arcos e bolas. Na Educação Musical as crianças cantaram temas tradicionais e infantis, alguns deles acompanhados à flauta. Na exibição do Inglês destacaram-se dois temas: o célebre “The Wall” dos Pink Floyd, e ainda “I`m a believer” da banda sonora do filme Shrek.
Esta demonstração das AEC`s serviu já de ensaio para o espectáculo do Agrupamento de Escolas de Mortágua nas “Noites de Verão”, marcado para o dia 18 de Junho. Todas as sextas-feiras, entre Junho e Julho, vários espectáculos vão animar a Praça do Município, com a participação de Escolas, Associações e Instituições Locais.
Este foi um dia especial para todas as crianças. Para lembrar que todas as crianças têm direitos como os adultos, e direitos exclusivos delas. O direito ao amor dos pais, o direito à Saúde, à Educação, à Protecção, no fundo, a serem felizes e a crescerem harmoniosamente.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade