 Decorreu no passado dia 24, no Mercado Municipal, um Atelier de Técnicas de Feltro, promovido pelo Município de Mortágua, no âmbito da dinamização daquele espaço público. O Atelier foi orientado pela jovem Liana Ferreira, natural de Mortágua.
Liana Ferreira frequentou a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculos, em Lisboa, mais conhecida por Chapitô, onde aprendeu esta técnica de manuseamento da lã, que recorre a um processo muito simples, apenas com a utilização de lã, água quente e sabão. O resto é trabalho de mãos, imaginação e criatividade.
A adesão excedeu todas as expectativas, tendo esgotado o número de inscrições, que era limitado a 20 participantes. “Houve mais pessoas que quiseram participar e não puderam porque já não havia vagas. Não se pode estar a trabalhar com um grupo numeroso, porque depois é difícil dar a atenção e o acompanhamento necessário a toda a gente”, referiu-nos Liana Ferreira. O grupo etário era constituído por pessoas dos 6 aos 60, o que revela bem o interesse e entusiasmo que a iniciativa despertou na comunidade.
Sobre a técnica do feltro, contou-nos: “É uma técnica que exige alguma dose de paciência, boa disposição e criatividade”. Com o feltro pode-se fazer uma grande variedade de objectos, ricos em cores, formas e composições, que podem ser utilizados na decoração da casa, na confecção de vestuário e acessórios, entre outros fins.
“Nunca tinha experimentado. Acho que é muito interessante, estou com uma certa curiosidade sobre o resultado final, mas acima de tudo é uma experiência nova”, referiu-nos Teresa Carvalho, uma das participantes. Concluindo: “Foi uma boa iniciativa”.
O Atelier terá continuidade nos dias 1 e 8 de Maio, no mesmo local.
|