Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Feira à moda antiga animou a Praça do Município

2010-04-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Praça do Município foi palco no passado dia 25 de Abril de uma feira à moda antiga. Tratou-se da Feira de Usos e Costumes d`Outrora, na sua quinta edição, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Para além do grupo organizador, participaram o Rancho Folclórico “Os Irmânicos”, da Marmeleira, o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, o Rancho Folclórico de Penacova e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde.

O tempo foi de um dia de sol de Verão, muito quente, que levou muita gente a refugiar-se na sombra das árvores ou junto à água, deleitando-se na fresquidão dos relvados.

Nas barraquinhas e bancas dos grupos participantes podia-se encontrar produtos da terra, como cebolas, alfaces, couves, além de ovos, mel e pão caseiro de trigo, centeio ou mistura, que é sempre um dos produtos mais procurados, pela sua qualidade e sabor únicos.

A doçaria conventual ou de fabrico caseiro era outro dos atractivos: nevadas de Penacova e pastéis de Lorvão, barrigas de freira, queijadas e pastéis de Tentúgal, arrufadas, pinoadas, filhoses, coscorões, arroz doce, pão de ló, eram algumas das tentações.

Nos digestivos destacava-se a jeropiga e uma grande variedade de licores, de ameixa, tangerina, cereja, hortelã, cidreira, rosas, ou o menos conhecido “licor das velhas”: “ é feito com aguardente e frutos da época. E um bocado forte”, contou-nos uma das vendedeiras. Para além dos produtos agrícolas e doces, podia-se apreciar e adquirir tecidos antigos em algodão, seda, linho, cachené, como lenços, xailes, toalhas, saias, coletes, sacas de trapos. Havia também velharias e artesanato de cestaria e tapeçaria.

Os visitantes podiam também petiscar ou almoçar no espaço da Feira. Nos petiscos a oferta incluía pataniscas de bacalhau, chouriça, rojões e jaquinzinhos. Ao almoço podia-se optar entre três pratos típicos: chanfana, rojões com migas e bacalhau a lagareiro.

A tarde, a partir das 16h30, o ambiente animou-se com a actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca, de Coimbra, e do Rancho Regional e Folclórico de Candosa, de Tábua, que desfilaram os trajes, cantares e danças da sua região. O grupo de Coimbra representou ainda quadros da vida rural, muito apreciados pelo público.

A Feira fez reviver um ambiente de tradições antigas, caracterizadas pela simplicidade e autenticidade do mundo rural, que se querem preservar em termos patrimoniais e culturais, porque fazem parte da nossa memória colectiva e identidade como povo.
O evento contou com o apoio do Município de Mortágua e Junta de Freguesia de Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade