Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”

2010-04-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Alunos da EB1 de Mortágua descobrem a “ciência divertida”


Como ensinar aos mais pequenos o conhecimento científico? Foi com este objectivo que nasceu o projecto “Fun Science” – Ciência Divertida, primeiro em Espanha, tendo-se depois espalhado por outros países, incluindo Portugal. O Fun Science quer ensinar a ciência às crianças, como a sua própria designação já sugere, de uma forma lúdica e educativa ao mesmo tempo. Uma ciência à medida das suas idades e alturas, apostando na experimentação e interacção com as crianças, para que possam compreender mais facilmente o mundo que as rodeia.

Na passada segunda-feira os alunos da Escola Básica nº1 de Mortágua receberam a visita de duas monitoras da “Ciência Divertida”, tendo a iniciativa sido promovida pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”.

Vestidas a rigor, como os cientistas, as monitoras realizaram várias experiências de carácter cientifico, todas elas relacionadas com as energias alternativas, como a energia hidráulica, eólica ou electroquímica. Numa das experiências utilizaram-se duas batatas, às quais foram ligados um fio de cobre e outro de zinco. Estes por sua vez foram ligados a um relógio digital. O movimento dos electrões contidos no metal fez funcionar o relógio, mesmo sem ter pilhas. As crianças também aprenderam que a água e os alimentos podem produzir energia.
No final foram desafiadas a construir moinhos de vento, feitos com papel e outros objectos simples, que depois faziam girar soprando.
Ao longo das experiências os alunos mostraram-se muito interessados e expectantes, perante a incerteza do resultado final. Uma vez revelado, vinha a exclamação, o olhar de espanto, os comentários e as perguntas.

“A ideia é dar-lhes a conhecer a ciência, de uma forma mais leve, mais simples, mais divertida, mas sempre com uma vertente pedagógica. É despertar a curiosidade deles”, explicou-nos Ana Marques, uma das monitoras da “Ciência Divertida”.

Para além de observarem e ouvirem o que as monitoras vão fazendo, na “Ciência Divertida” as crianças são convidadas a mexer nos objectos, a experimentar, a descobrir, a serem também cientistas por alguns minutos.

Na opinião de Daniela Salazar, outra das monitoras, esta forma de mostrar a ciência “é mais interessante” para as crianças do que a simples transmissão teórica do conhecimento, dado que elas têm oportunidade de participar activamente nas experiências.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade