 O Lar da Cruz (Cruz de Vila Nova), da Santa Casa da Misericórdia (Mortágua) e do Centro Balmar (Marmeleira), juntaram-se para assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemorou no passado dia 7 de Abril.
Este ano coube ao Lar da Cruz receber os utentes dos Lares e Centros de Dia das três instituições, no âmbito das actividades conjuntas que vêm sendo realizadas. Sendo o Dia Mundial da Saúde, as actividades estiveram focalizadas nesta área e contaram com a colaboração das enfermeiras do Centro de Saúde de Mortágua e de uma equipa dos Bombeiros Voluntários.
Todos os utentes envergaram T-Shirts alusivas ao Dia Mundial da Saúde, oferecidas por uma farmácia do concelho.
Uma das actividades consistiu numa pequena palestra de sensibilização para hábitos saudáveis de vida, tendo as enfermeiras deixado alguns conselhos relativos à alimentação, hidratação e exercício físico.
Os utentes foram sensibilizados, nomeadamente, para a importância de fazerem passadas ou caminhadas diárias. “Não é preciso que sejam passeios muito longos, o importante é que o façam todos os dias”, alertou uma das enfermeiras.
Seguiu-se uma acção de rastreio que incluiu análises aos parâmetros do peso, tensão arterial, frequência cardíaca, saturação do oxigénio e da glicémia (açúcar no sangue). Os bombeiros trouxeram consigo um monitor de sinais vitais, um equipamento que permite analisar multiparâmetros de saúde.
O balanço final foi muito positivo, tendo a grande maioria dos utentes apresentado valores dentro ou próximos do que é considerado normal, à excepção dos casos de diabéticos, mas que já estão referenciados pelas instituições e por isso mesmo são objecto de uma vigilância mais apertada. Todos os utentes ficaram com o registo dos valores num cartão, para posterior análise clínica.
“Para além dos cuidados que temos, nomeadamente a nível de alimentação, os utentes são controlados periodicamente pelo médico de apoio ao Lar e nós também fazemos esse controle diariamente no caso dos utentes diabéticos. Quando detectamos valores muito fora do normal encaminhamos para uma urgência ou consulta no Centro de Saúde, conforme as situações”, explicou-nos Susana Lopes, Directora Técnica do Lar da Cruz.
As actividades terminaram com um lanche saudável, que constou de produtos integrais, fruta. água e sumos naturais.
O Dia Mundial da Saúde é assinalado desde 7 de Abril de 1950 e celebra a fundação da Organização Mundial de Saúde em 1948.
|