Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Câmara atribui 185.000 euros a Instituições de Solidariedade Social do Concelho

2004-12-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Já começa a ser uma tradição por esta altura do ano a Câmara Municipal dar uma “prenda de Natal” às instituições sociais do concelho, fazendo a atribuição de subsídios que ajudem a minorar as despesas decorrentes da sua actividade ou com a realização de investimentos.
No passado dia 2 de Dezembro, a Câmara Municipal atribuiu uma verba global de 185.000€ a distribuir por quatro instituições do concelho ligadas à área social. A maior verba foi para a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, 165.000 euros, sendo que dessa verba, 150.000 euros destinam-se a apoiar as obras em curso de construção da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde, através da reconversão das instalações do Velho Hospital. Este apoio da autarquia é bastante significativo, pois representa 23% do valor da adjudicação da obra, que foi de 659.129,35 euros. A instituição debate-se actualmente com uma situação financeira difícil, que resulta do elevado encargo que assumiu com esta obra e do facto da instituição ainda não ter recebido qualquer comparticipação do Programa Operacional de Saúde - Saúde XXI, conforme a candidatura aprovada em 16 de Dezembro de 2003 e o contrato assinado entre ambas as partes. Para além do apoio financeiro para as obras da UAI, a autarquia atribuiu também uma verba de 15.000 euros à Santa Casa que visa minorar os custos da rede de transportes que a mesma tem com o funcionamento dos Serviços de Apoio à Família nas freguesias de Pala e Espinho e que não estão abrangidos no protocolo de colaboração entre a autarquia e aquela instituição.
As restantes instituições contempladas com subsídios foram o Jardim-Escola João de Deus, a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual e o Centro Balmar. À primeira foi atribuído um subsídio de 5.000 euros para apoio ao funcionamento da valência Creche. No presente ano esta valência, única no concelho, tem uma frequência de 32 crianças, com idade inferior a 3 anos. A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual vai receber um subsidio de 10.000 euros, sendo metade dessa verba para apoio a investimentos (obras de melhoramento / conservação das instalações) e a outra metade para apoio ao funcionamento.
Ao Centro Balmar foi atribuída uma verba de 5.000 euros, tendo como finalidade o apoio ao funcionamento dos Serviços de Apoio à Família prestados por aquela instituição às crianças das freguesias de Cercosa e Marmeleira.
Os Bombeiros Voluntários de Mortágua, refira-se, foram contemplados ao longo do ano, tendo o apoio concedido àquela Associação no ano de 2004 ascendido aos 60.000€. Parte desse apoio foi para investimentos, nomeadamente obras de conservação do quartel e para a aquisição de um barco semi-rígido para intervenções na Albufeira da Aguieira, outra parte para apoio ao funcionamento.

Apoio ao Desporto, Cultura e Recreio

O desenvolvimento desportivo foi também contemplado no rol de subsídios, com a atribuição de uma verba de 23.500 euros ao Velo Clube do Centro (ex-Mortágua Clube Duas Rodas). Esta verba destina-se a apoiar a próxima época de ciclismo, sendo 11.000 para investimentos e 12.500 euros para apoio ao funcionamento. O orçamento da associação para a época de 2005 é de 104.500 euros. Este apoio financeiro da autarquia enquadra-se na sua política de promoção e desenvolvimento do desporto a nível concelhio e de ocupação dos tempos livres dos jovens. Vem no seguimento dos apoios que haviam já sido concedidos, com idêntica finalidade, a outras duas colectividades desportivas, o Mortágua Futebol Clube e o Sporting Clube de Vale de Açores. Neste caso os subsídios destinam-se a minorar os encargos com a actividade dos vários escalões jovens de formação dos dois clubes. Noutro âmbito, o do associativismo cultural, no passado dia 17 de Novembro a Câmara aprovou a atribuição de um subsidio no valor de 12.500 euros, ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Este apoio tem como finalidade ajudar a minorar as despesas da associação com os investimentos efectuados no edificio-sede, nomeadamente aquisição de equipamentos de cozinha e informático, e com as actividades em que esteve envolvido aso longo deste ano. Onde se destaca a sua participação em 32 festivais de folclore nacionais e internacionais, a organização de saraus culturais, duas ceias tradicionais, uma Feira de Usos e Costumes de Outrora e a XIII Gala Internacional de Folclore com que fechou com chave de ouro a Festa da Juventude / Feira das Associações.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade