Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



“Semana da Leitura” recheada de actividades

2010-03-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Semana da Leitura está a ser assinalada em Mortágua com um conjunto de actividades que visam sensibilizar para o hábito saudável da leitura, dirigidas à comunidade escolar e população em geral.
Organizada pelo Município e Escola Secundária, a Semana da Leitura conta com a participação de todas as escolas, dos diferentes níveis de ensino. Desses eventos que integram a Semana da Leitura destaca-se a Feira do Livro, que decorre entre 2 a 6 de Março, no Centro de Animação Cultural, aberta a todo o público.

À disposição do público estão 3 mil títulos, com um atractivo de desconto de 20% na compra. A Feira do Livro funciona das 10h00 às 22h00, sem qualquer interrupção.

Ao longo desta semana a Feira do Livro já recebeu visitas organizadas das crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo de Mortágua e dos alunos da Escola Básica 2.3, Escola Secundária e Escola Profissional Beira Aguieira. Para os mais pequenos a Feira do Livro proporcionou momentos de animação para a leitura, com a representação de duas histórias: “A Casinha de Chocolate” e “A Princesa e a Ervilha”, dinamizadas pelos alunos do 12º- B no âmbito da sua Área - Projecto e pelos alunos do 11ºE da disciplina da Área de Expressões.

Na passada quinta-feira a escritora Patrícia Lucas, jornalista da RTP, apresentou o seu livro “Inocente – Not Guilty”, no Centro de Animação Cultural, com a presença de alunos, professores e público em geral.

Este ano a Semana da Leitura tem como mote: “A Leitura abre caminho”. Inspirado nesse mote surgiu a ideia de construir sinais de trânsito, só que em vez de estarem ilustrados com os comuns desenhos do Código de Estrada, estes estão pintados com mensagens alusivas à leitura e aos livros. De repente, a Vila de Mortágua ganhou por alguns dias novas ruas, como o “Beco das Letras ou a “Rua da Leitura”. Outros contêm frases sublimando o papel da leitura e dos livros no livre pensamento e desenvolvimento humano. Estão colocados nas principais entradas e arruamentos da Vila, despertando uma curiosidade natural.


Nalguns espaços públicos podem-se encontrar personagens de Banda Desenhada, construídas pelas crianças dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo do concelho. A ideia das personagens, por sua vez, surgiu de duas histórias - “O País dos Contrários” e “O Caçador de Borboletas” - contadas às crianças no âmbito do projecto “Baú de Histórias”, o programa de itinerância da leitura nas escolas, promovido pela Biblioteca Municipal. As referidas histórias foram depois transformadas numa banda desenhada. A Biblioteca Municipal lançou então o desafio aos Jardins de Infância e às Escolas do 1ºCiclo para “construírem” personagens da Banda Desenhada, uma vez que esta constitui uma das primeiras leituras das crianças e que mais desperta o interesse e curiosidade no acto de ler. Assim, personagens como a Mafalda, o Obélix, o Tio Patinhas, o Garfield, a Minne, o Super-Homem, convivem com os transeuntes, como se estivéssemos num país maravilhoso, em que os heróis da Banda Desenhada saltam dos livros para o mundo real.

O programa da Semana da Leitura encerra esta sexta-feira, dia 5, com um Sarau Cultural, que terá lugar no Centro de Animação Cultural, pelas 21h30. Neste Sarau irá participar toda a comunidade escolar.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade