Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Inauguradas obras de Arrelvamento e Beneficiação Geral do Campo Juiz de Fora

2010-03-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foram inauguradas no passado dia 28 as obras de Arrelvamento e Beneficiação Geral do Campo Juiz de Fora, em Vale de Açores. O programa teve inicio com a benção das instalações, celebrada pelo Pároco António Loureiro, tendo de seguida o Presidente da Câmara e o Presidente do Clube descerrado uma placa junto à entrada do complexo desportivo, que ficará a registar esta data e acontecimento marcante na vida do Clube, que este ano assinala precisamente as suas Bodas de Diamante. Ao acto assistiram entidades municipais, nomeadamente o Presidente da Assembleia Municipal e Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia, além de numeroso público.
Já no relvado decorreu uma breve cerimónia alusiva à inauguração, perante uma assistência de cerca de 700 pessoas que enchiam a bancada e zonas adjacentes, naquela que terá sido certamente uma das maiores enchentes de sempre.
Em primeiro lugar usou da palavra o Presidente da Direcção do Clube, António Saraiva, que começou por agradecer à Câmara Municipal a oportunidade dada ao S.CV.Açores de realizar a obra que está à vista. Afirmando: “tudo fizemos para que esta empresa a que nos propusemos fosse concluída com sucesso e procurámos gerir os recursos colocados à nossa disposição da forma mais eficiente responsável, como se da nossa própria casa se tratasse”. E enfatizou que esta é “uma obra para usufruto de todos os mortaguenses”.

O Presidente do Clube aproveitou a ocasião para agradecer ainda a todos aqueles que estiveram envolvidos nesta obra, incluindo nesses agradecimentos a empresa que executou o relvado, as várias empresas do concelho que deram a sua contribuição material, as muitas pessoas que colaboraram com mão-de-obra voluntária e gratuita, e que ajudaram a concretizar este projecto em pouco mais de meio ano.
O Presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Alberto, no uso da palavra, congratulou-se pelo facto do distrito passar a contar com mais uma infraestrutura desportiva de qualidade, que valoriza o desporto na região.
O Presidente da Câmara Municipal começou por destacar a “magnífica obra” realizada no complexo desportivo, considerando que o mérito pertence em grande parte aos responsáveis e sócios do Clube que se dedicaram de corpo e alma a este projecto. E enalteceu a boa gestão que foi feita dos recursos financeiros disponibilizados pela Autarquia.
Afonso Abrantes enalteceu também o espírito de generosidade e entreajuda demonstrado pelos directores, sócios e simpatizantes do Clube na realização da obra. Um exemplo que deve ser relevado nos tempos em que vivemos, disse. A este propósito deve-se sublinhar que os trabalhos de pintura foram quase na totalidade executados por pessoas ligadas ao Clube, a título gracioso.
Referindo-se às duas intervenções de requalificação de espaços desportivos recentemente promovidas pelo Município - Campo da Gandarada e Campo Juiz de Fora - aproveitou para esclarecer que estes dois complexos desportivos continuam a ser detidos e geridos pelos Clubes respectivos, tal como sucedia antes dessas intervenções.
Nesse sentido, vincou: “O Município existe para servir as populações. O que fizemos agora em Vale de Açores e fizemos antes em Mortágua ou estamos a fazer com os novos campos de ténis que iremos inaugurar em breve, é tão só cumprir a nossa missão de autarcas, de apoiar o desporto e os jovens, de proporcionar melhor qualidade de vida à população em geral”. As associações do concelho, afirmou, têm nesta área do desporto, como também na cultura e no lazer, um papel insubstituível, cabendo ao Município incentivar e apoiar o seu trabalho.
O Presidente da Câmara deixou um apelo no final: “Agora temos todos a responsabilidade de cuidar e preservar este espaço que aqui está, para que possa servir por muitas gerações”.

Após esta cerimónia protocolar, digamos assim, o programa continuou com exibições das camadas jovens do Clube e da equipa feminina da Casa do Benfica de Mortágua.
A seguir já foi a sério, com a disputa do primeiro jogo oficial no novíssimo relvado, que pôs frente-a-frente o S.C.V.Açores e o Ceireiro, que terminou com um empate a uma bola. Simbolicamente coube a quatro “velhas glórias” do Clube, Eduardo Simões, Armando Simões, Adelino Rosa (Tatu) e Agnaldo Simões, darem o pontapé de saída para o jogo.
No final todos os presentes foram convidados a participar num Lanche-Convívio, oferecido pela Direcção, que evidenciou a partilha fraternal deste momento por todos os mortaguenses.

Este foi um dia feliz e de grande emoção para muitas pessoas, em especial para os Sócios e Simpatizantes do Clube, antigos atletas, sentindo-se orgulhosos por verem hoje um complexo desportivo que dignifica o nome do Clube e a sua história. Lembrando o antes e o depois desta intervenção, mais facilmente se percebe o alcance desta obra e o seu significado para as pessoas. Aqui e acolá ouvíamos comentários deste género: “Está muito bonito”, “Está aqui uma magnífica obra”, um sentimento que trespassava por toda a gente. Para os que só neste dia tiveram a oportunidade de observar a obra, incluindo muitos mortaguenses que vieram de fora, de Lisboa e outros locais do País, propositadamente para assistir a este momento único na vida do Clube, a boa surpresa foi ainda maior.

A intervenção de requalificação

O investimento municipal protocolado com o Sporting Clube de Vale de Açores, para a intervenção de requalificação do Campo Juiz de Fora, foi de 325.560 euros. No entanto o investimento final deverá ser ligeiramente superior, uma vez que foram realizados alguns melhoramentos que não estavam inicialmente previstos.
Da intervenção realizada destaca-se naturalmente a principal novidade: o relvado sintético. Mas a intervenção foi muito mais vasta e compreendeu ainda a instalação de modernas torres de iluminação (4 torres), sistema de rega automático, drenagem de águas pluviais, construção de zona de apoio (lavandaria e arrumos), arranjo da zona de acesso à bancada, ampliação, reforço e remodelação de vedações, ampliação e remodelação da entrada principal do campo (zona da bilheteira e zona anexa ao edifício-sede), pintura geral interior e exterior de todo o campo, incluindo edifício-sede. No interior deste foram também realizados alguns melhoramentos, a nível de paredes, pinturas, mobiliário.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade