Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural garante solução para a Barragem do Lapão

2010-02-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, efectuou hoje de manhã (dia 25) uma visita à Barragem do Lapão, no concelho de Mortágua. Nesta deslocação esteve acompanhado pelo Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, o Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal, o Deputado socialista Paulo Barradas, Presidente da Câmara Municipal, Vereadores e representantes da Junta de Agricultores do Bloco de Vila Moinhos.
Estiveram também presentes o Director Geral de Agricultura e o Director Regional de Agricultura do Centro. A visita acabou por ser muito breve, devido ao mau tempo que se fez sentir, tendo os intervenientes seguido para a Câmara Municipal, onde teve lugar uma reunião de trabalho, prevista na agenda da visita.

“O objectivo foi uma visita de trabalho onde se veio dar conta das intenções do Governo, neste caso do Ministério da Agricultura relativamente ao reforço e reabilitação da Barragem do Lapão e ao seu objectivo final, trocando impressões com os autarcas que têm manifestado legitimamente as preocupações relativamente àquele aproveitamento e ouvir também os agricultores, colocando as questões julgadas pertinentes”, começou por referir o Secretário de Estado.



O Secretário de Estado manifestou a vontade política do Ministério da Agricultura em resolver a situação de impasse em que se encontra a barragem: “Estamos também a assumir aqui hoje essa responsabilidade de manifestar publicamente junto do Presidente da Câmara de Mortágua de que o Ministério da Agricultura quer resolver o problema e que vai esforçar-se para que ele seja resolvido dentro daquilo que são os limites temporais de obras que têm que ser lançadas e concretizadas com cabeça, tronco e membros”.

Acrescentou ainda: “há intenção do Governo em concretizar, numa fase, o reforço e reabilitação da Barragem do Lapão, de forma a que ela possa ter as condições de segurança necessárias e possa inicialmente reter água, havendo também o objectivo posterior, que é fazer com que a água regue e dê maior competitividade aos agricultores desta região”.

O Secretário de Estado referiu-se à importância das duas barragens construídas (Lapão e Macieira), ambas tendo como finalidade o aproveitamento hidroagrícola da Várzea de Mortágua. “Representam um conjunto significativo de hectares que permitirão dar mais competitividade. Temos uma parte que já está parcialmente cumprida e o que nós queremos é fechar esse circuito e aumentar a competitividade da agricultura também nesta região”.


Presidente da Câmara Municipal: “abre-se um novo espaço de esperança para vermos resolvido um problema que nos preocupa muito “.

O Presidente da Câmara mostrou-se satisfeito por ter sido o Governo a tomar a iniciativa de vir ao terreno, para visitar a obra e falar com os autarcas e agricultores, juntando à mesma mesa todos os interessados neste processo. “Registo com agrado que há vontade política do actual Ministério da Agricultura e dos seus responsáveis neste momento em ver este processo resolvido. O que nós temos dito sempre, é que a Barragem deve ser reabilitada para ser colocada ao serviço dos agricultores, foi para esse efeito que foi pensado este projecto integrado que abrange cerca de 220 hectares de regadio”.

Para o presidente da Autarquia, o facto da obra de reabiltação aparecer inscrita no PIDDAC plurianual é um bom sinal. “Vem reforçar a ideia de que pela primeira vez há manifesta vontade política de se encarar este problema e encontrar as soluções adequadas, o que passa pela reabilitação da Barragem e o passo seguinte que é o regadio”, afirma.
A obra de reabilitação da barragem foi incluída no programa plurianual de investimentos da Administração Central (PIDDAC) para 2010-2012, com uma verba global de 4.963.200 euros, sendo que os maiores investimentos estão previstos para 2011 e 2012.

Segundo o Presidente da Câmara, “abre-se um novo espaço de esperança para vermos resolvido um problema que se arrasta há 7 anos e que nos preocupa muito, como é natural, por razões de segurança, em primeiro lugar, e depois também por razões económicas e do investimento que aqui foi feito, no sentido de poder vir a ser utilizado em proveito do desenvolvimento económico e social do concelho de Mortágua”.

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural garante empenhamento pessoal na solução

Quanto ao início dos trabalhos, o Secretário de Estado não quis adiantar neste momento uma data concreta, garantindo antes a vontade política e o seu empenhamento pessoal, vincou, em ver resolvido o problema da Barragem do Lapão: “quando ele começar a ser resolvido vai ser resolvido até ao fim, e portanto não vai ficar a meio. É essa a nossa intenção e vontade política e eu estou empenhado pessoalmente em que este problema, que tem sido um problema até aqui passe a ser uma solução, contribuindo também para o desenvolvimento de Mortágua e desta região”, afirmou.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade