 Teve início no passado dia 27 o “Ciclo de Serões de Aldeia”que vai percorrer cinco localidades e colectividades do concelho, entre Novembro de 2004 e Maio de 2005.Coube à Associação Cultural e Recreativa de Monte de Lobos ser a primeira colectividade a acolher a iniciativa, que decorreu na sua sede.
O projecto “Serões de Aldeia” consiste na realização de um ciclo de debates descentralizados em torno do “associativismo”, pretendendo constituir um fórum de reflexão sobre o papel, a acção e os desafios que hoje se colocam ao movimento associativo no desenvolvimento local.
Dinamizar a vida cultural das associações, estimular a participação dos jovens no associativismo, proporcionar o convívio entre as diferentes colectividades, formar dirigentes associativos em moldes de formação “não convencionais”, são alguns dos objectivos da iniciativa.
Com mais de trinta associações participantes, representadas por dois elementos de cada Direcção, um deles com menos de 35 anos, este é o tipo de projecto que permite e procura fomentar a participação e o envolvimento das pessoas e entidades no processo e dinâmica de desenvolvimento local.
Nesta primeira acção os participantes abordaram e discutiram os pontos fortes e fracos de cada associação, que depois foram agrupados por temas, usando uma metodologia de trabalho conhecida por “nuvens de problemas”. A animar esta acção estiveram três elementos do Grupo “Aprender em Festa” (GAF), de Gouveia, um grupo que se assume como uma associação de cidadãos que tem como objectivo animar o desenvolvimento das pessoas e comunidades e cujos projectos de animação comunitária desenvolvidos lhes deram projecção a nível nacional.
Presente neste primeiro encontro, o presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, destacou a importância das associações se conhecerem e cooperarem entre si, algo que não é muito habitual no meio associativo. Nos últimos anos a autarquia investiu fortemente nas infraestruturas associativas, cerca de um milhão e meio de euros (300 mil contos), na construção, ampliação e remodelação de instalações de edifícios-sede. Era um investimento prioritário, dado que muitas associações não tinham condições de espaço e comodidade, nem para os associados nem para acolher determinadas actividades sociais e culturais. Hoje o panorama é bastante diferente, existem associações com belíssimas instalações, sendo muito poucas aquelas que carecem ainda de instalações próprias ou modernas. Isto para dizer que é preciso agora dar um salto qualitativo, pensar sobretudo na forma de dar vida a esses espaços, de mobilizar as pessoas e atrair os jovens para a causa associativa. Foi esse o desafio que deixou, manifestando o desejo de que estas acções possam dar frutos e abrir novas perspectivas em torno desta realidade tão rica que é o associativismo.
O concelho de Mortágua possui um significativo número de associações, que desenvolvem actividades em áreas que vão desde a cultura, desporto e recreio, ao social, humanitário e desenvolvimento local. A importância do movimento associativo no concelho e o seu inquestionável papel no exercício da cidadania e no desenvolvimento de dinâmicas culturais, sociais e desportivas no concelho, estiveram precisamente na origem deste projecto. Para além dos cinco debates, está previsto ainda a realização de duas viagens para “troca de experiências e de boas práticas”, a outros territórios do país.
Este projecto resulta de uma cooperação envolvendo a Câmara Municipal de Mortágua, a Adices – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas, a ATHACA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave e a DOLMEN – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, sendo financiado pela Iniciativa Comunitária Leader+.
Programação dos Serões de Aldeia
1º Serão de Aldeia, em Novembro de 2004, na Ass. Cultural e Recreativa de Monte de Lobos.
2º Serão de Aldeia, em Janeiro 2005, na Ass. Cultural e Desportiva da Sobrosa.
3º Serão de Aldeia, em Fevereiro 2005, na Ass. Popular, Desportiva e Cultural Gandarense.
1ª Viagem de ”troca de experiências”, em final de Março.
4º Serão de Aldeia, em Abril, no Centro Cultural da Marmeleira.
2ª Viagem de “troca de experiências”, no início de Maio.
5º Serão de Aldeia, em Maio, no Grupo Associativo Recreativo Académico de Vila Moinhos.
|