 O Governo vai financiar as obras de reabilitação da Barragem do Lapão com uma dotação de 4.963.200 euros. A verba está inscrita no PIDDAC - Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, a executar no período de 2010-2012, sendo que os maiores Investimentos serão realizados em 2011 e 2012.
Como é do conhecimento geral, a obra ficou num impasse após os problemas detectados na sua concepção/construção em 2002, o que obrigou a uma intervenção de emergência no início de 2003, devido à chuva intensa acumulada.
As deficiências estruturais foram confirmadas pelo inquérito efectuado pelo LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O relatório final para apuramento de responsabilidades foi “estranhamente” inconclusivo. A DRABL, entidade dona da obra, e a empresa construtora nunca chegaram a acordo via negocial ou judicial.
O Presidente da Câmara Municipal espera que seja um ponto final num processo que já leva sete anos. “Queremos acreditar que agora é definitivo”. Acrescentando ainda: “esta obra teve uma finalidade que foi o regadio da Várzea de Mortágua e que deve ser cumprida. Apesar de não ser uma obra da responsabilidade do Município, nunca desistimos de lutar para que a obra fosse colocada ao serviço das populações e vamos continuar a estar atentos“.
A Barragem do Lapão destina-se a aproveitamento hidroagrícola da Várzea de Mortágua, abrangendo uma área de 315 hectares de solos agrícolas de excelente qualidade.
Ainda relativamente a financiamentos do PIDDAC, o Presidente da Câmara destaca o facto do município de Mortágua ter sido contemplado no corrente ano com uma verba de 1.096.368 euros, sendo o segundo município do Distrito com maior dotação PIDDAC, a seguir a São Pedro do Sul. O montante total de PIDDAC para o distrito é de 6.685.236 euros.
|