Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



IX Prova de Resistência Todo-o-Terreno do Chão Miúdo

2010-01-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Neve, frio e lama foram duro teste para 94 intrépidos pilotos

Neve, frio gélido e lama, foi este o cenário que encontraram os 94 pilotos que alinharam na IX Prova de Resistência Todo-o-Terreno realizada no passado dia 10, no Chão Miúdo, organizada pelo Centro Social Recreativo e Cultural da localidade.

Um forte nevão surpreendeu pilotos e público, criando um ambiente de prova algo inédito, ao mesmo tempo de espanto e expectativa. A neve caiu intensamente entre as 10h30 e as 12h00, altura em que decorria a prova dos Quads, que além da lama provocada pela chuva dos últimos dias tiveram ainda que enfrentar este inesperado nevão, dificultando a visibilidade do percurso. Com os termómetros a marcarem -2Cº alguns pilotos viram-se obrigados a parar durante o decurso da prova para aquecer as mãos nos escapes ou nos motores, derretendo as próprias luvas, pois a situação assim obrigava. Bastaram algumas voltas ao circuito para os pilotos ficarem num estado irreconhecível, cobertos de lama, com frequentes paragens para limpar as viseiras e o número de inscrição na moto.

A prova dos Qauds contou com 26 pilotos e teve o mesmo vencedor da edição anterior, Paulo Bernardes (Tondela), seguido de Paulo Carvalho (Avelar), Tomás Marques (Viseu) e Maximino Santos (Lisboa).
Paulino Cruz, actual campeão europeu de Bajas e Campeão Nacional Absoluto em 2009, era naturalmente um dos favoritos à vitoria, no entanto teve azar com a sua moto, sendo obrigado a desistir. Entre os concorrentes estava o nosso conterrâneo Hugo Pereira, natural dos Palheiros de Baixo, que se portou à altura e terminou no 14ºlugar.

Na parte da tarde foi a vez das Motos, que tiveram pela frente um terreno já bastante deteriorado devido à passagem dos Quads, o que obrigou a cautelas no andamento por questões de segurança. Curiosamente a neve voltou a cair no arranque desta prova, mas em menor quantidade e por breves momentos. Alinharam à partida 68 pilotos, destacando-se a presença de alguns pilotos do Campeonato Nacional, que aliás viriam a dominar toda a prova. Para estes pilotos do Nacional trata-se de um bom treino para a nova época que está a iniciar.

Mário Patrão, pentacampeão nacional de TT e vencedor por quatro vezes desta prova, foi o vencedor categórico, na estreia da sua Suzuki RMX 450Z. Teve um mau arranque, mas percorrido pouco mais de 1Km já ocupava a frente do pelotão, mantendo a liderança até ao fim, sem ter problemas de maior com a concorrência. O pódio das motos seria preenchido por Filipe Sampaio (Régua), com uma Husqvarna 250 e Gonçalo Bandeira (Góis) ao comando de uma Suzuki RM450Z.

Os pilotos locais, do team “Mortágua em Terra”, tiveram boas prestações, tendo o melhor classificado sido Rui Gomes (25º). Uns lugares mais atrás ficaram Cláudio Silva, Marco Martins, Olímpio André, Márcio Preto, Paulo Simões, David Gomes e David Rodrigues.

Pelas adversidades climatéricas que tiveram que enfrentar, esta foi uma prova que fez jus ao nome, podendo apelidar-se de verdadeiros “resistentes” os que chegaram ao fim.

Terminada a prova os pilotos rumaram às instalações do Centro Cultural, primeiro para um banho quente, depois para o jantar, que foi também pretexto para a entrega dos prémios, e onde marcaram presença representantes da Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Sobral, entidades que apoiaram o evento.

A Organização agradece ainda a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, presentes no local, mas que felizmente não tiveram que intervir, bem como a todas as pessoas que de várias formas contribuíram para a realização desta prova já emblemática no nosso concelho, sem esquecer a população local, que acolhe sempre com simpatia e agrado os participantes e visitantes. É assim há nove anos, durante um dia a pequena e pacata aldeia do Chão Miúdo agita-se, transforma-se, dando um ar da sua graça.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade