Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município criou “Conta Crescente Jovem”

2010-01-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Todas as crianças nascidas e registadas no concelho entre 1 de Janeiro de 2010 e 31 de Dezembro de 2013, vão ter direito a uma conta-poupança aberta pelo Município a favor das mesmas. Nos próximos 4 anos, por cada criança nascida o Município irá depositar uma verba de 100 euros /ano até que atinjam a maioridade, o que dá um valor total de 1800 euros. A “Conta Crescente Jovem”, como é denominada, funciona como uma conta-poupança, uma vez que os jovens só poderão movimentar a conta quando atingirem a maioridade, altura em que além do dinheiro depositado pela Autarquia, receberão também os juros respectivos.

“Não é nenhum abono de família”, esclarece o Presidente da Câmara. “É um fundo de poupança que pode ser útil aos jovens no futuro, quando chegarem aos 18 anos e estiverem em idade de fazer escolhas para a sua vida activa“. Acrescentando ainda: “quisemos dar um sinal de que acreditamos nos jovens e no futuro do concelho”.
Actualmente o concelho regista uma média de 80 nascimentos/ano, um número que o Município gostaria de ver aumentado. ”Se tivermos que gastar mais com esta medida, porque nascem mais crianças do que a média actual, para nós seria o melhor que podia acontecer”.

Além de constituir um incentivo à natalidade, é também objectivo do Município, com a criação deste fundo, promover hábitos de poupança nos jovens e nas famílias, a partir deste contributo.
Para este primeiro ano da medida está definida uma dotação global de 10 mil euros, sendo a verba proveniente de um fundo constituído a partir de uma percentagem da Derrama.

Para ter acesso à Conta Crescente Jovem os Pais devem dirigir-se à Câmara Municipal dando conhecimento do nascimento do descendente, para que seja instruído o respectivo processo.

Esta medida não é isolada, segue-se a outras que têm vindo a ser tomadas pela Câmara no sentido de apoiar os casais jovens. Lembramos que os casais jovens já beneficiam de isenção de taxas para construção de habitação própria e permanente e isenção de IMT para aquisição de casa própria. Os casais jovens com filhos usufruem também de gratuitidade dos Serviços de Apoio à Família (Refeição e Prolongamento de Horário), atribuição de Bolsas de Estudo, apoio à aquisição de computadores, entre outros.
O Município vai também criar condições especiais, de preferência, para os casais jovens que se candidatem à aquisição de lotes do loteamento urbano municipal, em execução na Gândara.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade