 Todas as crianças nascidas e registadas no concelho entre 1 de Janeiro de 2010 e 31 de Dezembro de 2013, vão ter direito a uma conta-poupança aberta pelo Município a favor das mesmas. Nos próximos 4 anos, por cada criança nascida o Município irá depositar uma verba de 100 euros /ano até que atinjam a maioridade, o que dá um valor total de 1800 euros. A “Conta Crescente Jovem”, como é denominada, funciona como uma conta-poupança, uma vez que os jovens só poderão movimentar a conta quando atingirem a maioridade, altura em que além do dinheiro depositado pela Autarquia, receberão também os juros respectivos.
“Não é nenhum abono de família”, esclarece o Presidente da Câmara. “É um fundo de poupança que pode ser útil aos jovens no futuro, quando chegarem aos 18 anos e estiverem em idade de fazer escolhas para a sua vida activa“. Acrescentando ainda: “quisemos dar um sinal de que acreditamos nos jovens e no futuro do concelho”.
Actualmente o concelho regista uma média de 80 nascimentos/ano, um número que o Município gostaria de ver aumentado. ”Se tivermos que gastar mais com esta medida, porque nascem mais crianças do que a média actual, para nós seria o melhor que podia acontecer”.
Além de constituir um incentivo à natalidade, é também objectivo do Município, com a criação deste fundo, promover hábitos de poupança nos jovens e nas famílias, a partir deste contributo.
Para este primeiro ano da medida está definida uma dotação global de 10 mil euros, sendo a verba proveniente de um fundo constituído a partir de uma percentagem da Derrama.
Para ter acesso à Conta Crescente Jovem os Pais devem dirigir-se à Câmara Municipal dando conhecimento do nascimento do descendente, para que seja instruído o respectivo processo.
Esta medida não é isolada, segue-se a outras que têm vindo a ser tomadas pela Câmara no sentido de apoiar os casais jovens. Lembramos que os casais jovens já beneficiam de isenção de taxas para construção de habitação própria e permanente e isenção de IMT para aquisição de casa própria. Os casais jovens com filhos usufruem também de gratuitidade dos Serviços de Apoio à Família (Refeição e Prolongamento de Horário), atribuição de Bolsas de Estudo, apoio à aquisição de computadores, entre outros.
O Município vai também criar condições especiais, de preferência, para os casais jovens que se candidatem à aquisição de lotes do loteamento urbano municipal, em execução na Gândara.
|