Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Na Sombra de um Profissional”

2009-12-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Jovens acompanham profissionais durante um dia de trabalho

Onze jovens estudantes do concelho acompanharam um dia de trabalho de um profissional. A iniciativa, denominada “Na Sombra de um Profissional”, insere-se no Programa de Orientação Escolar e Profissional do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” e realiza-se pelo terceiro ano consecutivo, com a colaboração de Empresas e Instituições do concelho.

A iniciativa decorreu entre os dias 21 e 23 de Dezembro, no período de férias lectivas do Natal, e envolveu 11 jovens a frequentar o 9ºano, com idades entre os 14 e os 15 anos.

Durante um dia inteiro, cada jovem acompanhou um profissional, tomando contacto com a sua rotina diária, a execução de tarefas, o ambiente de trabalho, ou seja, esteve “na sombra” de um profissional.
Os profissionais foram uma Médica Veterinária, uma Médica Dentista, um Mecânico Auto, um Fisioterapeuta e uma Enfermeira.


Através desta actividade os jovens têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento acerca das profissões, que muitas das vezes é superficial e imaginário. Desta forma proporciona-se um conhecimento real e concreto de cada profissão, que os irá ajudar a (re)construir os significados e as imagens que têm das diferentes profissões, e consequentemente, a clarificar e amadurecer as suas perspectivas, motivações e interesses relativamente às mesmas. “O ano passado tivemos cá dois jovens no âmbito deste projecto, um deles acabou mesmo por escolher esta área profissional”, referiu-nos Paulo Ferreira, gerente da FECAL, uma das empresas que aderiu à iniciativa.

Segundo este responsável auto, a tecnologia automóvel está em constante evolução, tem muita electrónica, programação de peças, já não tem nada a ver com a mecânica tradicional. “Isso também é aliciante para os jovens”, diz.

A Ana Francisca, 14 anos, esteve a acompanhar uma médica dentista. “Foi muito interessante” diz, e explica porquê: “Consegui ver os dois lados da profissão de dentista, a parte de consulta, que nós conhecemos melhor, e a outra parte que é menos visível, como a esterilização, a anestesia, as próteses".

Por outro lado, adianta, “à medida que vamos observando, a médica vai explicando os tratamentos para cada problema, aprendemos o nome dos materiais e para que servem”.
Foi só um dia, mas já deu para ficar com uma ideia do que é ser médico dentista: “é uma profissão que exige muita sensibilidade, responsabilidade e capacidade de relacionamento com os pacientes, para que as pessoas se sintam à vontade”. Sobre uma futura carreira profissional, tem já uma certeza: “gosto das áreas da medicina em geral”.

Para as férias lectivas da Páscoa está prevista uma segunda acção “Na Sombra de um Profissional”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade