 Festa de Natal do Pré-Escolar e 1ºCiclo
O Município de Mortágua e o Agrupamento de Escolas de Mortágua proporcionaram, no dia 18, uma Festa de Natal a perto de 500 crianças que frequentam o Pré-Escolar e 1ºCiclo do Concelho, que teve lugar no Salão Polivalente dos Bombeiros.
Este ano os docentes quiseram surpreender os alunos e foram os grandes (e únicos) animadores da festa, tendo preparado um espectáculo centrado numa história de Natal (a oficina dos brinquedos), com momentos variados, de Música, Teatro e Dança.
No espectáculo estiveram envolvidos os Professores do 1ºCiclo, Professores das AEC`s e as Educadoras.
A Presidente do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Teresa Alexandra, enalteceu o trabalho de equipa apresentado pelos Professores e Educadoras: “Foram eles que fizeram tudo, os adereços, a adaptação dos textos, a montagem.
Houve uma primeira reunião preparatória e depois um ensaio de grupos e um ensaio geral hoje de manhã, no próprio dia do espectáculo. Acho que todos se empenharam e o esforço foi recompensador. É de louvar esta iniciativa dos professores”, afirmou, visivelmente emocionada.
Os professores divertiram e divertiram-se: “Foi muito interessante ver as reacções dos alunos às prestações dos professores. Este espectáculo foi feito com muito gosto, a pensar nas crianças, e acho que conseguimos proporcionar-lhes bons momentos” referiu-nos a Prof. Isabel Santos, da EB1 de Pala.
As crianças também gostaram da ideia: “Foi engraçado, os meus professores eram os duendes”, contou a pequena Luisi, de 9 anos, a frequentar o 4º ano da EB1 de Vale de Açores.
“Achei espectacular. Todos nós temos um lado de crianças e é nestes momentos que nós podemos ser crianças”, referiu, por sua vez, a Prof. Céu Fernandes, da EB1 de Vale de Remígio.
Segundo esta docente, este espectáculo foi também um momento de conhecimento e partilha entre os Professores e Educadoras: ”este ano temos muitos colegas novos. Também foi um momento para conhecermo-nos melhor”.
Mas não há festa de Natal sem o Pai Natal. Veio carregado de prendas oferecidas pelo Município.
Elas receberam bonecas ou uma agenda electrónica, eles um kit de magia, pistas de carros ou jogos didácticos. Houve ainda um lanche oferecido a todas as crianças.
O Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, assistiu à parte final do espectáculo e à distribuição das prendas. E referiu que todas as crianças têm o direito de serem felizes, não apenas no Natal, mas durante todo o ano.
“Todas as crianças gostam de receber prendas no Natal, mas a melhor prenda que lhes podemos dar é o amor e o afecto no dia-a-dia”.
|