Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Alunos contactam com a Indústria

2009-11-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Um grupo de alunos da Escola Básica 2.3 e Escola Secundária participaram numa acção de sensibilização para a Indústria, inserida na iniciativa “Pense Indústria 2.0”, da Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal. A actividade, que decorreu no Polivalente da Escola Secundária, foi promovida pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida” e contou com a participação de 126 alunos inscritos no Programa de Orientação Escolar e Profissional, uma das vertentes do Projecto.
Um dos objectivos deste programa é orientar e ajudar os jovens a definirem os seus percursos formativos, divulgando e esclarecendo a oferta formativa e as diferentes opções que podem seguir a nível académico e profissional. A Indústria e as profissões a ela associadas, são uma dessas alternativas que se lhes colocam à disposição.

Esta acção do “Pense Indústria” foi dinamizada por monitores do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro de Coimbra. Dois monitores daquele Centro deram a conhecer aos alunos os sistemas de funcionamento das energias renováveis (eólica e solar), realizaram demonstrações de Robótica, desenho de peças com recurso a linguagem CNC (controle numérico computorizado), e moldagem de plásticos.

Uma das vantagens neste tipo de acções é que os alunos podem não só ver, mas sobretudo experimentar tecnologias avançadas, manipular materiais e ferramentas utilizadas na Indústria.

Foram também divulgados dois concursos que visam estimular e premiar a criatividade dos jovens e sensibilizar os jovens para actividades tecnológicas e o empreendedorismo. O concurso “Isto é uma ideia”, promovido no âmbito do Projecto “Pense Indústria”, visa premiar a criatividade dos jovens no desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores. O concurso “F1 in Schools” tem âmbito internacional e consiste no desenvolvimento de um carro de Fórmula 1 em miniatura, movido com uma cápsula de CO2.

Através destas acções os alunos podem ver como a Indústria está presente em múltiplos objectos, utilidades e inovações que utilizamos no dia-a-dia, que na sua base têm processos industriais e tecnológicos. “Podem ver como se molda o plástico, como se fabrica as garrafas de água e de sumos, como se desenha um logotipo numa peça de acrílico com recurso a um programa de computador, por exemplo”, explicou-nos Carlos Figueiredo, do CTCV.

“É uma forma de despertar-lhes a curiosidade e o interesse pela indústria. Trazemos os equipamentos, eles observam, experimentam, assim é mais fácil cativar os jovens para a Indústria”, referiu-nos, por sua vez, o monitor Micael Couceiro.

A Indústria nos dias de hoje, foi dito, está longe da imagem “cinzenta” que teve no passado, em que aparecia normalmente associada a trabalho sujo, penoso, mal pago. A indústria moderna é sinónimo de conhecimento, tecnologias de ponta, design, inovação, criatividade, havendo um conjunto abrangente de profissões ao alcance dos jovens, podendo constituir uma opção de carreira atractiva.

Esta acção realizou-se dentro da escola, mas ao longo do ano lectivo o Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” vai também promover visitas a Empresas, Centros Tecnológicos e Universidades.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade