Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Concerto de Outono do Orfeão Polifónico

2009-11-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Orfeão Polifónico de Mortágua levou a efeito no passado dia 7, o V Concerto de Outono, no Centro de Animação Cultural. Perante uma plateia de cerca de 150 pessoas, estiveram em palco o grupo anfitrião, o Coral Polifónico de Vilar Formoso e a Banda Juvenil da Filarmónica de Santa Comba Dão.

O Concerto de Outono, já na sua 5ª edição, pretende proporcionar um espectáculo diferente e variado ao público, mantendo como matriz a música coral, mas abrindo à participação de grupos instrumentais ou de outro género. Basta lembrar que ao longo destas cinco edições do Concerto de Outono já passaram grupos de Harmónicas, grupos Instrumentais do Conservatório de Coimbra, além de grupos corais oriundos de diversos pontos do País. Desta vez o convite foi dirigido à Banda Juvenil da Filarmónica de Santa Comba Dão, que deu a conhecer o seu trabalho de formação com os mais pequenos.

Coube ao grupo da casa abrir o espectáculo, sob a regência do Prof. Francisco Neves. O seu programa incluiu dois temas dedicados a Amália Rodrigues, “Foi Deus” e a “Canção do Mar”, esta em estreia absoluta. Terminou a sua actuação com o tema popular brasileiro “ Luar do Sertão”. Este Concerto ficou ainda marcado pela estreia em palco de 4 novas vozes, duas masculinas e duas femininas, o que é de saudar vivamente.

Seguiu-se no alinhamento o grupo vindo de Vilar Formoso, concelho situado na zona fronteiriça com a vizinha Espanha. Estando próximo de Espanha, são frequentes os intercâmbios com grupos do país vizinho, tendo sido admitido como membro na Federacion Coral de Castilla y Leon. Sob a orientação do Maestro Vitor Casanova, do seu repertório constaram, entre outros, temas tradicionais castelhanos e portugueses, espirituais negros, terminando com um tema popular Argentino bem conhecido do público “Cielito Lindo”.

Finalmente subiu ao palco a Banda Juvenil da Filarmónica de Santa Comba Dão. O grupo é constituído por cerca de 30 jovens, com idades entre os 9 e os 14 anos, alguns dos quais já integram a Banda Filarmónica. Dirigida pelo jovem Nuno Figueiredo, com apenas 26 anos, interpretou temas originais, peças clássicas e outras materializadas por artistas de Jazz. Uma surpresa agradável!


No final do Encontro e como é da praxe, procedeu-se à entrega de ramos de flores aos Maestros e de lembranças aos grupos convidados. Antes de partirem rumo às suas terras, os participantes foram brindados com um lanche, no salão superior, que serviu para estreitar laços de amizade e constituiu animado convívio, não faltando as cantigas de despedida.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade