Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Lançados concursos para pavimentações no valor de 250.000€

2004-11-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
A executar na Freguesia de Espinho

Pela quarta vez este ano o Executivo da Câmara Municipal de Mortágua reuniu fora da sede do concelho. Aconteceu no passado dia 17 de Novembro e o local de realização foi a Sede da Freguesia de Espinho.
Nesta reunião, para além do Presidente da Câmara, Vereadores e Técnicos Municipais, estiveram presentes cerca de duas dezenas de habitantes da freguesia, que puderam expor assuntos de vária ordem, dado que a reunião teve carácter público.
Esta reunião descentralizada na Freguesia de Espinho, surgiu de uma proposta do Presidente da Câmara Municipal. “Pareceu-nos oportuno propor agora esta reunião na Freguesia de Espinho, porque estão reunidas as condições logísticas e financeiras para lançar algumas obras que sabemos serem aguardadas pelas populações, e em especial as das povoações mais directamente beneficiadas”, justificou Afonso Abrantes.
Foram lançados vários concursos de obras na freguesia para pavimentações de vias municipais e arruamentos, cujo investimento global ascende aos 250.000 euros. Entre elas tem um “significado especial” o concurso para a pavimentação da E.M. Anceiro – Água Levada, porque vem fechar a rede viária pavimentada de acesso a todas as localidades da freguesia. Sendo uma velha aspiração dos moradores de Água Levada e dos autarcas da freguesia, esta via permitirá também a penetração rápida e eficiente na mancha florestal com todas as consequências daí decorrentes.
Este conjunto de empreitadas de pavimentação para a freguesia de Espinho dão resposta às necessidades identificadas em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, e demonstra bem o caminho percorrido nestes 15 anos a nível de infraestruturas.
Para além dos concursos que agora foram anunciados, está também previsto, muito brevemente, o lançamento do concurso para a beneficiação geral de pavimento da E.M. Sobrosa-Anceiro a Parada, no limite do concelho. É uma obra orçada em cerca de 37 .000 euros.
Nesta reunião a Câmara aprovou também a atribuição de uma comparticipação de 7.500€ destinada a apoiar as obras de beneficiação do Cemitério de Espinho, já concluídas, e que incluíram nomeadamente pintura de muros, portões e gradeamentos e iluminação interior.

Saneamento Básico é a próxima prioridade...

Depois da rede viária, a prioridade que se segue é o saneamento básico na freguesia, dado que esta é a única do concelho que ainda não possui drenagem e tratamento de esgotos. A dispersão geográfica e a dimensão dos aglomerados populacionais, no caso específico da freguesia de Espinho, são dois factores a ter em conta exigindo soluções técnicas bem estudadas, em termos de custos de implantação e gestão e eficácia de funcionamento.
Está previsto um investimento nunca inferior a um milhão e duzentos mil euros, a executar durante o próximo Plano Plurianual de Investimentos do Município.
A Câmara deliberou mandar elaborar o Estudo Prévio e os Projectos de Execução das redes de esgotos e tratamento, respeitantes às seguintes zonas da freguesia:

Zona A – Drenagem e tratamento de esgotos da zona da bacia da Ribeira de Espinho, englobando os aglomerados populacionais da Sobrosa, Vale de Mouro, Anceiro, Vila Meã da Serra, Quilho, Espinho e Ribeira. Trata-se da zona mais densamente povoada da freguesia.

Zona B – Drenagem e tratamento de esgotos da zona da ribeira de Santa Cristina, que engloba os aglomerados de Santa Cristina e Vila Boa.

Zona C – Drenagem e tratamento de esgotos da povoação de Pomares.

OBRAS LANÇADAS A CONCURSO

- Empreitada de Pavimentação da estrada municipal Anceiro / Água Levada
Orçamento estimado da obra: 81.000 euros

- Empreitada de Pavimentação da Estrada Municipal da Infesta de Santa Cristina – Espinho
Orçamento estimado da obra: 25.500 euros

- Empreitada de Pavimentação da Estrada Nacional 234 à Castanheira
Orçamento estimado da obra: 36.600 euros

- Empreitada de Beneficiação da Estrada Municipal de acesso ao Azival
Orçamento estimado da obra: 22.275 euros

- Empreitada de Pavimentação de arruamentos em diversas povoações da freguesia (Pomares; Vale de Mouro; Vila Meã da Serra e Espinho)
Orçamento estimado da obra: 45.500 euros

- Redes de drenagem e tratamento de esgotos de diversas povoações da freguesia
Investimento estimado: 1 milhão e duzentos mil euros



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade