Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários - 86º Aniversário

2009-11-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua assinalou no passado dia 7 de Novembro o 86ª Aniversário da sua fundação. Para além dos actos normais nestas ocasiões, Formatura e Hastear da Bandeira, a data foi assinalada com uma Sessão Solene, realizada pelas 15 horas, no Quartel da Corporação, na qual marcaram presença a Direcção, Comando, Órgãos Sociais e Corpo Activo. Estiveram ainda presentes Entidades Municipais, Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Municipal e Vereadores, bem como Entidades Oficiais ligadas aos Bombeiros, designadamente, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Rebelo Marinho, o Comandante Operacional Distrital de Viseu, César Fonseca, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante António Araújo.

Antes das intervenções alusivas à efeméride, procedeu-se à imposição de insígnias a 64 Bombeiros que completaram, respectivamente, 5,10,15 e 20 anos de Assiduidade e Bons Serviços. Foram também entregues os diplomas aos Bombeiros que frequentaram os Cursos de Salvamento e Desencarceramento na Escola Nacional de Bombeiros.


O Presidente da Direcção dos Bombeiros, Gualter Mendes, dirigiu palavras de gratidão e reconhecimento aos bombeiros, na certeza de que essas palavras interpretavam o sentir geral da população. “Permaneçam, sempre orgulhosos da farda que envergam, pois estamos certos que jamais deixarão de ser fiéis ao vosso lema: voluntários na missão, profissionais na acção”, afirmou.

Idênticas palavras foram proferidas pelo Presidente da Assembleia Geral, Fernando Matos: “São já 86 anos da sua existência - de todo um tempo de bem servir e apenas para servir. Daí, o nosso profundo apreço pelo trabalho desenvolvido por todos os elementos, que criaram, que passaram e que permanecem, que com profissionalismo, entrega e dedicação vêm contribuindo de forma decisiva para a melhoria das condições de segurança e socorro da nossa população”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, felicitou os Bombeiros e a Associação Humanitária por mais um aniversário, e afirmou: “O nosso Corpo de Bombeiros é o orgulho da nossa terra”.
O Presidente da Câmara afirmou ainda que o voluntariado dos Bombeiros é uma riqueza humana que não se pode perder. “Sou um grande defensor do voluntariado dos Bombeiros, é uma característica do povo português, talvez única em todo o Mundo, que urge manter e preservar”. E nesse sentido, comentou: “Olhando para esta sala, é gratificante poder verificar que ao contrário do que já começa a acontecer noutras terras, em Mortágua ainda temos bem presente este espírito de voluntariado”.
Lembrou no entanto que os tempos de hoje são diferentes do passado e que há novos desafios para os Corpos de Bombeiros, sendo necessário apostar cada vez mais na qualidade do serviço que é prestado.
Realçou ainda a forma leal, cooperante, de grande abertura e espírito de diálogo que tem marcado o relacionamento entre a Associação Humanitária e o Município, permitindo ultrapassar em conjunto as dificuldades que vão surgindo.
O presidente da Autarquia destacou o “papel determinante” que têm tido os Bombeiros Voluntários de Mortágua na preservação da mancha florestal do concelho e na actividade de socorro e assistência às populações, e deixou palavras de agradecimento e reconhecimento: “Quero aqui deixar a todos, à Direcção, Comando, Bombeiros e Bombeiras, um sincero agradecimento por tudo quanto é a vossa actividade ao longo do ano e creiam que estou atento aquilo que são as dificuldades e nunca deixarei, enquanto ocupar este cargo, de responder em consonância com o que considero justo. Nem sequer é preciso que a Associação faça uma carta a pedir subsídio, a nossa obrigação é estar atento, e por isso mesmo, logo no Plano de Actividades definimos sempre uma dotação global de apoio para o funcionamento e investimentos dos Bombeiros”.

A comemoração do 86º Aniversário ficou ainda assinalada com a Benção e Apresentação Oficial da nova Ambulância (ver noticia em baixo), a realização de um Simulacro e um Convívio-Magusto, em que estiveram presentes algumas Corporações vizinhas.



Homenagem a Amadeu Gouveia

Um dos momentos mais significativos da Sessão Solene foi a atribuição da Medalha de Ouro de Serviços Distintos ao Sr.Amadeu Gouveia, natural de Vale de Mouro. Este conterrâneo ofereceu uma ambulância aos Bombeiros de Mortágua, que custou 48 mil euros.
Equipada com suporte básico de vida, a viatura foi benzida e apresentada oficialmente neste dia. Um gesto que lhe valeu a atribuição, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, da Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, aprovada por unanimidade, e sob proposta da Direcção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.
Em nome da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante António Araújo, justificou a atribuição da condecoração, “considerando não ser vulgar nos tempos actuais encontrar uma alma filantrópica com esta dimensão, empenhado no bem estar da sua comunidade e patenteado no altruísmo dos seus actos”, destacando as ofertas dadas pelo Sr.Amadeu Gouveia às instituições sociais do concelho. Lembramos que em 2005 o Sr. Amadeu Gouveia já tinha oferecido um mini-autocarro à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, no valor de 68 mil euros.
O Presidente da Direcção dos Bombeiros, referiu que o Sr.Amadeu Gouveia tinha um “coração de ouro” e o seu nome ficará para sempre gravado no historial dos Bombeiros de Mortágua. Agradecimentos que foram extensivos ao seu sobrinho, Eng. Manuel Gouveia, que sempre respeitou, apoiou e incentivou esta iniciativa do seu familiar.

O Presidente da Câmara também enalteceu o gesto: “É um acto generoso e solidário de um homem simples, feito com aquilo que foi conseguindo ao longo da vida, com muito trabalho e sacrifício, e não porque tenha recebido qualquer fortuna por herança. Este acto tem ainda mais valor por essa razão.

Nem todos podemos dar tanto de uma só vez como fez o Sr.Amadeu, mas todos podemos dar um pouco de nós mesmos ao longo da vida, mesmo que não seja em bens materiais. É um exemplo para todos nós, que eu gostaria que fosse seguido por todos”.
O Sr Amadeu Gouveia estava sereno e visivelmente feliz, não evidenciando qualquer vaidade pelo acto que praticou: “Este dinheiro não me faz diferença. Eu tenho as minhas coisas à mesma”, afirmou. E vê na sua oferta um simples gesto de reconhecimento: “Eu já precisei muitas vezes dos Bombeiros, tinha problemas respiratórios e tinha que ir à pressa para Coimbra”. Quanto à viatura, deu a sua opinião: ”é muito boa, está preparada com todos os requisitos”.
Nas intervenções dos vários oradores, foi salientado este exemplo raro de bondade e solidariedade para com as Instituições de Solidariedade Social do Concelho, que justificam o merecimento e justiça da homenagem.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade