Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



II Feira da Castanha e Outros Produtos Regionais

2009-10-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Promovida pela Associação de Quilho

Teve lugar no passado dia 25 de Outubro, a “II Feira da Castanha e Outros Produtos Regionais”, organizada pela Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Desportiva de Quilho.

O local foi o frondoso Parque de Lazer, ex-libris da localidade, com os seus carvalhos centenários e diverso arvoredo, que tornam este espaço muito aprazível para descanso e lazer.

Ao longo do dia centenas de pessoas passaram pela Feira, para comprar produtos da terra, saborear a gastronomia e assistir à animação. A castanha dá nome e mote à Feira.

Ir à feira de Quilho comprar castanha, tornou-se já um ritual de muitas pessoas, que aproveitam esta ocasião. Sendo o produto emblemático da Feira, não é o único à disposição dos visitantes. Ali podia-se encontrar uma grande variedade de produtos agrícolas e caseiros, desde o pão de trigo, ao mel, às nozes, às cebolas, aos doces tradicionais (Bolo de Cornos, Velhoses, Coscorões, Sonhos), entre muitos outros.
“Isto é pão integral que eu fiz com o meu trigo e os tremoços fui eu que semeei”, contou-nos Isabel Carreira, natural da localidade.

A gastronomia foi outro dos pratos fortes da Feira, de cariz tradicional. Sopa de matança, torresmos, rojões, feijoada, sarrabulho e carne de alguidar, acompanhada com batata cozida com pele, eram algumas das iguarias do cardápio.

Este ano houve uma maior aposta na animação com a presença de Gigantones e Bombos, a actuação do grupo de Cantares “Praia Mar”, da Figueira da Foz, pinturas de rosto e modelagem de balões para as crianças.

O artesanato esteve representado com a cestaria do Sr. Henrique Pereira, de Macieira, trabalhos em ponto de cruz de Vitória Coimbra e em arraiolos de Ermezinda Oliveira, ambas naturais de Quilho.

As demonstrações hípicas e os passeios de charrete voltaram a ser uma atracção da Feira, conferindo-lhe a originalidade e novidade que atraem tanta gente.
Como é tradição a Feira terminou com um grandioso Magusto oferecido pela Associação.

“Como há aqui duas várzeas muito ricas em castanha, que é a de Quilho e a de Vila Meã da Serra, lembrámo-nos de fazer esta Feira. Era uma tradição que se estava a perder e aproveitámos para associar a castanha com todos os produtos agrícolas, de modo a que as pessoas daqui possam também escoar os seus produtos”, explicou-nos Mário Esteves, mentor do evento e dirigente da Associação.


Pôr em marcha um evento desta dimensão, numa povoação pequena, dá muito trabalho e exige um grande espírito de equipa. “É tudo feito com muita carolice, com amor à terra onde nascemos e vivemos. A nossa ideia é sempre a união, o convívio de toda a população, a boa harmonia”, adianta.

A Associação tem programadas mais actividades. No dia 21 de Novembro vai realizar-se uma Noite de Fados de Lisboa, incluindo Jantar, com a presença de vários artistas. Por outro lado, a Associação vai proceder à ampliação do Parque de Lazer, tendo já sido adquirido um terreno confinante, do lado sul.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade