Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos conheceram Camões - o Poeta Rap

2009-10-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Espectáculo promovido pela Biblioteca Municipal

Conhecer Os Lusíadas e os sonetos de Camões como se Camões fosse um poeta rap dos nossos tempos. Foi o desafio lançado aos alunos da Escola Básica 2.3, Escola Secundária e Escola Profissional Beira Aguieira, que assistiram no passado dia 20, no Centro de Animação Cultural, ao espectáculo “Camões é um Poeta Rap”, apresentado pela Companhia de Teatro “Arte Pública”. A iniciativa foi da Biblioteca Municipal de Mortágua, inserida no programa de itinerâncias da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
O espectáculo tem dois momentos. Num primeiro momento introdutório, a actriz Gisela Cañamero, a única protagonista em palco, dá a conhecer Camões, as suas aventuras e desventuras pelo Mundo, numa vida marcada por glórias e tragédias. Num segundo momento as estrofes dos Lusíadas e dos sonetos são “vestidos” de ritmos rap e ganham um sentido de modernidade, como se Camões ressuscitasse e voltasse aos tempos actuais travestido de músico rap. É aliás com uma indumentária característica dos rappers que a actriz se apresenta em palco.
Sonetos como “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, “Alma minha gentil que te partiste”, “Amor é fogo que arde sem se ver”, adquirem uma roupagem moderna, mantendo a fidelidade aos textos, às palavras originais. Ao mesmo tempo são projectadas imagens de caravelas, do mar. Pelo meio das famosas estrofes I e II dos Lusíadas intromete-se um refrão do rapper português General D.
Os jovens foram surpreendidos com esta abordagem moderna de Camões, ao som de um estilo musical que eles bem conhecem, e a reacção foi muito positiva, com os alunos a cantarem as estrofes do Canto 1 d'Os Lusíadas e alguns dos sonetos mais conhecidos da lírica camoniana.
“O que temos aqui é Camões dito de outra forma, menos clássica e dramática, tomando a sua escrita sem a adulterar”, conta a actriz. Acaba por ser uma estratégia para tornar Camões um poeta dos nossos dias, mais entendível, sabendo nós que os jovens se identificam facilmente com as letras das músicas rap. “É baixar Camões daquele pedestal e trazê-lo de carne e osso para os dias de hoje”, diz.
Acrescentando ainda: “Camões foi também um jovem da idade deles, que sofreu as vicissitudes que um jovem sofre, o amor incompreendido, a falta de amizade, as traições dos amigos, o não saber para onde é que caminha, e tudo isso está patente de uma forma absolutamente genial na poesia de Camões”. Há uma mensagem subliminar no espectáculo, que tenta incutir nos jovens o exemplo de vida de Camões, que sofreu na carne e na alma tantas agruras, tanto sofrimento, mas que nunca desistiu de lutar e sonhar. “Mostrar aos jovens de hoje que é preciso perseguir o sonho, não desistir, não cair no comodismo e na resignação, e acreditar em si próprio, como fez Camões. Era essa semente que eu gostava que ficasse nestes jovens”.
Surpreendente, interessante, inovadora, e muito eficaz, esta tentativa moderna de dar a conhecer Camões aos jovens, tornando-o num homem dos nossos dias, um poeta rap. Porque... se Camões vivesse hoje, seria um poeta rap.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade