Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Viatura, totalmente equipada, custou 48 mil euros

2009-09-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Benemérito ofereceu ambulância
aos Bombeiros Voluntários de Mortágua



Os Bombeiros Voluntários de Mortágua receberam no passado dia 26 uma nova viatura. A notícia não teria nada de extraordinário, se não tivesse este pormenor adicional: foi oferecida por um benemérito, residente no concelho. O gesto de generosidade foi praticado pelo Sr. Amadeu Gouveia, 88 anos, natural de Vale de Mouro. A cerimónia de entrega decorreu no Quartel da Corporação, com a presença de toda a Direcção, Comando e Corpo Activo, além de alguns populares. Estiveram também presentes familiares do Sr. Amadeu Gouveia, um irmão e um sobrinho, que o apoiaram nesta decisão.

A viatura, equipada com suporte básico de vida, custou 48.000 euros, sem IVA, tendo sido totalmente suportada pelo Sr. Amadeu Gouveia.

Acompanhado pelo Presidente da Direcção, Gualter Mendes, e o Comandante dos Bombeiros, Joaquim Gaspar, o Sr. Amadeu Gouveia teve oportunidade de conhecer o interior da viatura, ser esclarecido sobre as funcionalidades do equipamento e até estreá-lo, através da medição da tensão arterial.

O Presidente da Direcção dos Bombeiros, Gualter Mendes, em nome dos Bombeiros, agradeceu e enalteceu o gesto do Sr Amadeu, afirmando: ”sentimo-nos muito felizes e orgulhosos. Os Bombeiros têm tido ao longo dos anos os seus mecenas, mas nos tempos que correm não é fácil encontrar uma alma nobre com a dimensão do Sr. Amadeu, que tomou esta atitude voluntária de oferecer uma ambulância aos Bombeiros. Não temos palavras, o mínimo que podemos dizer é Muito Obrigado”.
Ouviu-se então uma grande salva de palmas de todos os presentes. De seguida fez a entrega de uma placa de agradecimento ao Sr. Amadeu Gouveia, que foi convidado a fazer o baptismo da viatura. Esta ostenta um dístico com o nome do Sr. Amadeu Gouveia, fazendo menção à sua dádiva.

O Sr.Amadeu Gouveia estava surpreendido com tanta gente à sua volta e tanta admiração, perante um gesto encarado pelo próprio quase como um acto simples e normal. Sempre sorridente, partilhou a alegria e emoção sentida pelos que o rodeavam. Pessoa simples e parco em palavras, confidenciou-nos: “estou muito satisfeito, isto até é mais do que eu merecia”.
E recordou as várias vezes em que precisou dos Bombeiros, dado que tem problemas de falta de ar, vendo no seu gesto também o reconhecimento desse prestimoso auxílio nas horas de aflição.

À margem desta cerimónia, o Presidente da Direcção referiu-nos que esta oferta: “veio na melhor altura”, explicando: ”os Bombeiros estavam a equacionar a aquisição de uma nova viatura porque o nosso parque de ambulâncias está a necessitar de ser substituído”.
Segundo adiantou, agora foi só a entrega e apresentação aos Bombeiros, a inauguração oficial da nova viatura será feita no decorrer das cerimónias do 86º Aniversário da Corporação, que será assinalado no dia 7 de Novembro.

Este não foi o primeiro gesto de benemerência do Sr. Amadeu Gouveia. Já em 2005 tinha ofertado um mini-autocarro, no valor de 68.000 euros, à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, instituição onde reside actualmente.
As palavras podem dizer muito do que pensamos e somos, mas são as acções que definem o carácter dos grandes homens, como aqueles que são felizes na felicidade que dão aos outros.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade