Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Apoio à população portadora de deficiência

2009-09-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Aprovada construção do Lar Residencial
e Centro de Actividades Ocupacionais


A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua viu aprovada a candidatura apresentada para a construção de um Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais no concelho, destinados a apoiar a população portadora de deficiência. Com capacidade para 24 utentes, cada uma das valências, este projecto tem como objectivo promover condições de vida e de ocupação que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos deficientes.

O projecto foi candidatado ao Programa Potencial Humano – Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social, no montante de 1.040.413.euros, tendo obtido um financiamento de 780.309.75 euros por parte do. Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

A criação desta estrutura teve como ponto de partida o Diagnóstico Social, elaborado no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho e com a participação das várias entidades com assento no Conselho Local de Acção Social, o qual identificou a necessidade de dar respostas específicas às pessoas portadoras de deficiência, definindo como prioridade a criação de uma estrutura de apoio com esse objectivo.

A Câmara Municipal, desde o início, manifestou intenção de ser parceiro neste projecto e de contribuir financeiramente para o mesmo, independentemente da decisão final que viesse a ser tomada em termos de financiamento estatal, reconhecendo a importância social desta valência, não só para os destinatários como também para as suas famílias, que além dos enormes sacrifícios que lhes são exigidos no dia-a-dia, muitas vezes vêem afectada a sua vida pessoal e profissional. Nas famílias monoparentais e nucleares, esta situação agrava-se, sobretudo nos casos em que os elementos do agregado familiar a quem cabe a responsabilidade de prestar o apoio, são idosos, também eles numa situação de dependência, com problemas de saúde e sem qualquer retaguarda familiar.
“Temos o dever de apoiar estas pessoas contribuindo para a sua inclusão social e melhoria da qualidade de vida. E não podemos esquecer as famílias, que fazem também muitos sacrifícios e na maioria dos casos não estão preparadas para dar o apoio especializado que é necessário”, lembra o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
E recorda que este assunto do Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência foi dado a conhecer ao Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social aquando da sua visita ao concelho, o ano passado.
“Nessa altura procurámos sensibilizá-lo para o que era uma grande preocupação do Município, e das nossas instituições sociais, e sentimos logo uma grande receptividade e apoio ao projecto por parte do Sr. Ministro. E lembro-me também de ter dito na altura, que tinha a certeza que o equipamento iria ser construído, com o nosso apoio, e não nos enganámos”.
E conclui: “esta noticia da aprovação da candidatura deixa-nos muito felizes, porque representa uma enorme esperança para muitas pessoas e famílias do concelho de Mortágua”.

Prevista a criação de 22 postos de trabalho

A criação do Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais para a população portadora de deficiência, para além do apoio à população deficiente, irá possibilitar a criação de 22 postos de trabalho directos, sendo também um contributo em termos de emprego e formação.

O equipamento social ficará localizado na freguesia do Sobral, entre Cruz de Vila Nova e Vila Meã, ocupando uma área de cerca de 10.000m2.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade