Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município e ARS Centro assinaram protocolo de cooperação

2009-09-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Unidade de Cuidados na Comunidade vai prestar
cuidados de saúde e apoio psicológico e social no domicílio


Foi assinado no passado dia 18, no Centro de Saúde de Mortágua, o protocolo de cooperação entre a Administração Regional de Saúde do Centro e o Município de Mortágua, tendo em vista o funcionamento de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) no concelho de Mortágua. O protocolo foi assinado pelo Presidente da ARS Centro, Dr. João Pedro Pimentel, o Coordenador do Centro de Saúde de Mortágua, Dr.Vítor Fernandes, em representação do sector da Saúde, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, em representação do Município. Estiveram presentes no acto responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego III, do qual faz parte o Centro de Saúde de Mortágua, e a equipa de Enfermagem do Centro de Saúde de Mortágua que irá integrar aquela unidade funcional.

A Unidade de Cuidados na Comunidade assegura cuidados continuados de saúde e de apoio social e psicológico às pessoas, no seu domicílio, constituindo um serviço de proximidade relativamente às necessidades de saúde das populações, à semelhança do que já acontece com a Unidade Móvel de Saúde.
A unidade integra uma equipa multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, técnicas de serviço social, permitindo respostas integradas, articuladas e diferenciadas, em função das necessidades específicas de cada pessoa. Entre as principais vantagens destaca-se a proximidade às populações, a complementaridade do apoio médico com o apoio social, o acompanhamento regular das situações de maior risco ou vulnerabilidade de saúde, a possibilidade de integrar essas situações em redes de apoio já existentes, entre outras.

A U.C.C. vai intervir em todas as áreas dos cuidados continuados de saúde, desde a saúde materna, doenças terminais, fisioterapia, reabilitação, cuidados de enfermagem, entre outras especialidades. Actua ainda na educação para a saúde, nomeadamente junto das escolas, no sentido de promover precocemente hábitos de vida saudáveis.
Nos termos do protocolo o Município irá disponibilizar uma viatura adequada à prestação do serviço e recursos humanos ao nível do apoio psicológico e social, cabendo ao Centro de Saúde disponibilizar os recursos humanos ao nível dos cuidados de saúde.

“A equipa da UCC de Mortágua está já em formação, vai seguir-se um processo de avaliação do plano de acção que se propõe desenvolver, a cargo do Ministério da Saúde, e contamos que até ao final deste ano esteja no terreno”, referiu-nos o Director do Centro de Saúde de Mortágua, Dr. Vítor Fernandes.

O Presidente da ARS do Centro. João Pedro Pimentel, referiu que estas unidades vão permitir o apoio às pessoas pós-internamento, na fase de recuperação e reabilitação, constituindo um reforço aos cuidados domiciliários que já são hoje prestados: “mas que são agora prestados com mais intensidade, de uma forma integrada, com apoio social, equipas pluridisciplinares, o “upgrade” de várias especialidades. É uma política de saúde de proximidade que estamos aqui a materializar, sendo a U.C.C. parte de um conjunto de iniciativas que vão nesse caminho”. E destacou a “colaboração exemplar” que o Município de Mortágua tem dado ao sector da Saúde, dizendo: “é fácil trabalhar com o Município de Mortágua, há sempre uma grande disponibilidade e vontade de colaborar quando se trata de melhorar os cuidados de saúde à população. Não foi só agora com a criação desta Unidade, tem sido assim ao longo dos anos, desde a construção do Centro de Saúde, que teve um forte contributo e empenhamento da Câmara Municipal, a criação da Unidade Móvel de Saúde, em que Mortágua foi pioneira na região, a criação da Unidade de Cuidados Continuados, que também contou com o apoio do Município”.



O Presidente da Câmara Municipal referiu que há muito tempo que defende o apoio domiciliário integrado: “sou um grande defensor deste tipo de apoio que pode diminuir os tempos de internamento e responder de forma adequada às necessidades de cuidados de saúde das pessoas, sem necessidade de se deslocarem ao Centro de Saúde ou a um Hospital”. E destaca a composição das equipas de profissionais que as integram:”o apoio é médico, mas também é psicológico e social, e muitas vezes este tipo de apoio é tão necessário e importante como o médico”.
Relativamente à parceria com o Centro de Saúde de Mortagua, afirma:“estas parcerias entre Município, Centro de Saúde, IPSS´s e outras entidades são hoje absolutamente imprescindíveis e estamos sempre disponíveis para ajudar e apoiar quando se trata de melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja na saúde ou noutra área”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade