Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Dia do Diploma” na Escola Secundária

2009-09-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Entrega de Diplomas e Prémios de Mérito aos Melhores Alunos

“Por um lado sinto saudades por vos ver ir embora, por outro sinto-me muito satisfeito por vos ver acabar o curso e partir para uma nova etapa”, foi com este duplo sentimento que Rui Parada, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Mortágua, dirigiu-se aos alunos que terminaram o Ensino Secundário e que no passado dia 11 receberam o seu diploma. A cerimónia integrou-se no “Dia do Diploma”, iniciativa do Ministério da Educação que se realizou pelo segundo ano consecutivo, e que para além dos diplomas de final do Curso Secundário, incluiu a entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do ano lectivo 2008-2009, de cada curso ministrado na Escola. Clarisse Fernandes, do Curso Científico-Humanísticos e Liliane Duarte, do Curso Tecnológico de Acção Social, foram as alunas premiadas, com as médias de curso de 19 e 17 valores, respectivamente. Além do diploma, cada uma das jovens recebeu um cheque de 500 euros.

Marcaram presença na cerimónia o Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária, Prof.Rui Parada, e demais responsáveis daquele Órgão, a Presidente do Agrupamento de Escolas de Mortágua, ProfªTeresa Alexandra, a Presidente do Conselho Geral Transitório da Escola, Profª Ludovina Amaro, em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Mortágua, a Dra.Márcia Jorge, e Presidente da Associação de Estudantes da Escola, a jovem Cátia Simões.
O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, participou mais uma vez na cerimónia, a convite da Escola.

Na assistência encontravam-se professores, incluindo alguns deles que este ano foram colocados noutras escolas, mas que quiseram estar presentes com os seus ex-alunos, Funcionários, Pais e Encarregados de Educação, e naturalmente os principais visados, os alunos.
Os diplomas foram entregues pelos Directores de Turma, representantes dos Órgãos da Escola, e Entidades convidadas.

Rui Parada, Presidente do Conselho Executivo, felicitou todos os alunos que terminaram esta etapa da sua vida escolar, afirmando: “na sua grande maioria foram excelentes alunos, levam de facto conhecimentos, dominam os saberes e de certeza que saem daqui homens e mulheres, pessoas que sabem estar em qualquer parte”.

O Presidente da Câmara começou por felicitar os alunos que alcançaram esta importante etapa no seu percurso escolar e referindo-se ao simbolismo do acto, afirmou: “ é um acto simbólico mas que na minha perspectiva deve ser muito valorizado”.

Dirigindo-se aos alunos que decidiram seguir pela vida activa, lembrou que a entrada no mercado de trabalho não é fácil nos tempos que correm, deixando o conselho:” é preciso nunca desistir e sobretudo nunca desistir da ideia de que provavelmente depois do 12ºano vai ser necessário continuar a fazer formação, para que seja mais fácil a vossa integração”. Afonso Abrantes acentuou muito a importância da formação ao longo da vida: “A escolaridade obrigatória vai passar a ser o 12º ano, é um grande desafio para todos nós, para toda a comunidade educativa, mas é importante que o vençamos”.
Para os que optaram pela via universitária, a mensagem não foi diferente: “ Também não vai ser fácil mas o mais importante é que os hábitos de trabalho que aqui adquiriram vos tenha preparado, como decerto preparou, para enfrentar essa nova etapa com o máximo de vontade e sobretudo com uma grande vontade de ter êxito”.
Nesse sentido, afirmou: “o vosso êxito, o êxito dos jovens de Mortágua será o êxito de Mortágua no futuro”.
Depois de felicitar também os pais, fez votos para os diplomados: “que sejam muito felizes ao longo do vosso percurso, quer no mundo do trabalho quer nos estudos”.
No final da cerimónia, o ambiente vivido foi de alegria e emoção, com muitos abraços e algumas lágrimas, partilhados por Alunos, Professores e Funcionários.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade