Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Passeio dos Idosos à Quinta da Malafaia

2009-09-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua proporcionou no passado dia 3 de Setembro um passeio aos Idosos do concelho, que teve como destino Viana do Castelo e a Quinta da Malafaia, em Esposende. Ao todo inscreveram-se 730 idosos.

O primeiro ponto de visita foi o Santuário de Santa Luzia, situado no monte com o mesmo nome, um belíssimo monumento e donde se oferece uma deslumbrante vista para a cidade de Viana, o estuário e o mar.

Do Monte de Santa Luzia seguiu-se para a Quinta da Malafaia, para dar início ao típico Arraial Minhoto. Eram 12 horas quando as portas se abriram. Os idosos sentaram-se na zona que estava reservada a Mortágua e serviu-se o almoço. A começar com sardinha assada, seguindo-se arroz de feijão com costelinhas na brasa e frango de churrasco, e ao longo da tarde ainda foram servidos caldo verde, pataniscas, rojões, bolos de bacalhau, azeitonas e tremoços. Para beber havia sangria na dorna e vinho no pipo, além de sumos e água. Comida e bebida à discrição.

A animação foi constante, sem paragens, e prolongou-se por toda tarde, com Ranchos Folclóricos, cantigas à desgarrada com o Moreira e a Adília, Música Popular, Artistas, Palhaços e Gigantones, Marchas Populares e a terminar a tradicional Largada de Balões. Cantaram-se os parabéns a alguns aniversariantes, dançou-se muito, num ambiente de festa popular, que proporcionou momentos de grande convívio, alegria e animação. Afinal a Quinta da Malafaia tem como lema: “a maior e melhor Festa de Portugal”, tendo já recebido mais de um milhão de visitantes.


“Achei um dia maravilhoso, gostei de tudo, de comer, beber, dançar, isto faz reviver, até nos faz mais novos”, contou-nos Aida Martins, 66 anos, da Castanheira. Maria Isabel Marques, 67 anos, do Barril, visitou pela segunda vez o local. “Foi pena o que aconteceu de manhã com aquele colega”, lamentou, acrescentando de seguida: “mas de resto foi fantástico. Diverti-me muito, é uma alegria uns com os outros e encontrei nesta festa pessoas que já não via há muito tempo”.
“Gostei de tudo, não podia ser melhor”, resumia em poucas palavras Celso Henriques da Silva, 71 anos, da Felgueira.
A acompanhar o passeio e o convívio estiveram o Presidente da Câmara, Vereadores, Funcionários Municipais, Presidentes de Junta de Freguesia, bem como Técnicas das Instituições de Solidariedade Social.

Este passeio ficou infelizmente marcado por um grave problema cardíaco a que foi acometido um companheiro de viagem, uma situação que deixou todos preocupados e haveria de estar presente em toda a viagem, até ao regresso a casa. Antes de se iniciar o almoço, o Presidente da Câmara dirigiu algumas palavras aos idosos de Mortágua para dar conta da evolução do estado de saúde do Sr. Leonel Vieira, natural de Almaça. O Presidente da Câmara, que se deslocou ao Hospital de Viana e esteve em contacto com a esposa e familiares, informou que o estado era “estacionário” no momento e fez votos de uma rápida recuperação, o que foi recebido com alento e satisfação por todos os presentes.


À margem deste acontecimento, o Presidente da Câmara sublinha a importância social e lúdica destes Passeios: “Faz com que as pessoas saiam da rotina do dia-a-dia, algumas destas pessoas têm momentos de grande solidão e tristeza, e estes passeios são um tónico de alegria, boa disposição e de convívio. Os idosos também têm direito a divertir-se, a conhecer, a descobrir, a surpreenderem-se, e por vezes sentimo-nos emocionados com as palavras que nos dizem, que nos vão ao fundo do coração, porque são verdadeiras e sentidas, e essa é a maior recompensa que um autarca pode ter, não tem preço”.
Por outro lado, acrescenta: “nós temos uma dívida de gratidão e reconhecimento para com as gerações mais velhas, que trabalharam muito e não tiveram as mesmas condições e oportunidades que felizmente têm as gerações mais jovens. O que nós desejamos é que as pessoas sejam felizes, e da nossa parte tudo faremos para que isso continue a acontecer, com estes passeios e outras iniciativas dirigidas à população idosa do nosso concelho. O Município de Mortágua orgulha-se do grande apoio social que dá aos seus idosos, que tem sido uma marca forte da sua política social ao longo dos anos, e que tem como preocupação fundamental aumentar e melhorar a qualidade de vida da nossa Terceira Idade”.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade