 Já foi adjudicada a empreitada de construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Freixo, pelo valor de 78.339 euros.
A nova ETAR vai substituir o antigo sistema de tratamento, com mais de vinte anos, assente em duas fossas sépticas complementadas com poços absorventes, por uma estação “compacta” de lamas activadas, que possibilita um tratamento mais adequado e eficaz dos efluentes, além das vantagens em termos de gestão e manutenção.
Atendendo à sensibilidade da zona, próxima da Albufeira, será complementada por uma lagoa de macrófitas, para "afinação" dos efluentes da ETAR.
A construção da ETAR vem no seguimento da ampliação da rede de drenagem, já executada, que contemplou as novas zonas de crescimento urbano da povoação. A povoação do Freixo foi dos aglomerados do concelho com maior crescimento populacional nos últimos anos. Esse crescimento rápido fez com que a rede existente ficasse sub-dimensionada, daí a necessidade desta intervenção, no sentido de dimensionar o sistema de drenagem e tratamento de efluentes à situação populacional actual e previsível a longo prazo.
O investimento total na ampliação e remodelação da rede de saneamento e ETAR do Freixo ronda os 250 mil euros.
Rede de Saneamento da Sobrosa em execução
Está a ser executada a Rede de Águas Residuais Domésticas na povoação da Sobrosa. A empreitada está orçada em cerca de 150.000 euros.
A execução da rede da Sobrosa integra a primeira fase do projecto de cobertura da Freguesia de Espinho com aquela infraestrutura básica, que já contemplou a povoação da Ribeira. A semelhança desta, está a ser executada com meios humanos e técnicos do Município.
Está previsto que os efluentes da Sobrosa, juntamente com os da sede de Freguesia de Espinho, venham num futuro próximo a confluir para um único sistema de tratamento.
|