Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Escola Básica 2/3 está a sofrer uma profunda requalificação

2009-08-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No valor de 2 milhões de euros

A Escola Básica 2/3 está a sofrer uma profunda intervenção de requalificação, a nível interior e exterior. As obras começaram no mês de Julho.

As obras do Bloco C, edifício principal de aulas (21 salas), são as que estão mais adiantadas, por forma a ficar concluído e pronto a funcionar no início do ano lectivo. No Bloco A as obras também já começaram, tendo os serviços que ali funcionavam, como a secretaria, a papelaria, reprografia, sala dos professores e do conselho executivo, mudado para o Bloco B, transitoriamente.
As obras estão orçadas em 2 milhões de euros, compreendendo o isolamento térmico e acústico de todos os blocos, com substituição de coberturas, caixilharias, colocação de vidros duplos, climatização de todos os espaços através de um processo inovador (ver destaque), reparação e conservação de pavimentos, tectos e paredes interiores.
O Bloco C passará a estar equipado com um elevador para serviço das pessoas com dificuldades de mobilidade. No Bloco A, para além das intervenções que são comuns a todos os edifícios, atrás referenciadas, destaca-se a construção de um auditório rampeado com capacidade para 80 pessoas, de novas zonas de sanitários e ainda a mudança da actual localização do bar.
A nível exterior será substituída a cobertura dos passadiços (passagens pedonais entre Blocos), que passam também a ter uma cobertura térmica.
A realização destas obras não irá afectar o arranque normal do ano lectivo, previsto para 14 de Setembro, uma vez que todas as mudanças foram devidamente planeadas, salvaguardando o interesse dos alunos. Toda a área que se mantiver em obra, mesmo não sendo utilizada pelos alunos, ficará delimitada, por questões de segurança.



Novidade
Central Térmica vai climatizar a Escola


Uma das principais alterações na “nova” EB2/3, relaciona-se com a utilização das energias renováveis na climatização da escola, com recurso a um sistema integrado que combina energia solar e energia geoetérmica. Para o efeito foi já construída uma Central Térmica que terá como função manter o aquecimento dos edifícios no Inverno e o arrefecimento no Verão, bem assim o aquecimento das águas sanitárias.
Para além da melhoria do conforto térmico, esta solução irá permitir reduzir os custos de consumo de energia, sendo ainda uma contribuição para a utilização de energias amigas do ambiente.
A construção da Central Térmica e respectiva rede, está a cargo da empresa Chama, de Mortágua, especializada neste tipo de equipamentos.
O Município de Mortágua quer também seguir este exemplo e de forma progressiva irá introduzir as energias renováveis nos vários equipamentos municipais, a começar pelas Piscinas e Pavilhão.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade