 Coincidindo com a realização do Prémo de Ciclismo de Mortágua, a Volta a Portugal em Bicicleta passou no centro da Vila de Mortágua, no passado dia 15 de Agosto, integrando a 9ª e penúltima etapa da prova. Uma passagem que despertou o maior entusiasmo na população, dado que há mais de vinte anos, pelo menos, que a Volta a Portugal não atravessava o centro da Vila de Mortágua.
Mortágua já tinha recebido no passado outras provas de renome nacional, como o “Prémio Jornal de Noticias”, mas a Volta de Portugal passava sempre ao lado, na estrada nacional. Desta vez a prova rainha do ciclismo nacional passou na Rua Tomás da Fonseca e Avenida Assis e Santos, em pleno coração da Vila.
Ainda antes da passagem dos corredores, houve muita animação, com a presença de vários carros de som e publicidade, destacando-se a figura de um ciclista gigante transportado num deles, e a distribuição de brindes pela numerosa assistência, num ambiente de verdadeira festa. Cerca das 14 horas os ciclistas deram entrada na Vila, recebidos com fortes aplausos, sobretudo na zona do Jardim Municipal, onde estava concentrada a maioria do público.
Mas havia outra razão para um interesse especial “à volta” da prova. A presença de Bruno Sancho, um ciclista da terra, a correr na equipa LA-Paredes/Rota dos Móveis. “Força Bruno”, podia ler-se num cartaz colocado na Avenida Assis e Santos, numa mensagem de incentivo dos mortaguenses.
Foi um dia grande de ciclismo, muito animado e aplaudido, por todas as razões...
|