 Entre 11 e 15 de Agosto: tasquinhas e espectáculos são pólos de atracção
Mortágua vive esta semana as suas tradicionais festas do concelho, com a realização da XIX Festa da Juventude e XI Feira das Associações, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Movimento Associativo concelhio. As festas começam terça-feira e prolongam-se até sábado, na Praça do Município, proporcionando aos visitantes um programa completo de animação e convívio, em que os grandes e principais pólos de atracção são a gastronomia e os espectáculos de palco.
A gastronomia estará representada pelas já famosas tasquinhas, dinamizadas pelas Associações do concelho, cada qual apresentando uma ementa variada e diferente todos os dias. Ao todo serão 34 Associações, representativas de várias áreas da cultura, desporto e recreio.
Diariamente são dezenas de pratos e petiscos à disposição dos visitantes, destacando-se a cozinha de sabor tradicional ou regional, que normalmente não se encontra com facilidade nos restaurantes. Não faltarão também as sobremesas caseiras, com destaque para a doçaria, que são um complemento perfeito para uma refeição completa.
Depois há os petiscos e a comida rápida para quem quiser saciar o apetite a altas horas da noite.
À semelhança dos últimos dois anos, estará presente uma “embaixada” de Wormeldange, com a sua gastronomia e espumante típicos desta região do Luxemburgo (região do Moselle), uma presença que se insere na geminação entre o Município de Mortágua e a Comuna de Wormeldange, firmada em 2004. Está também previsto um encontro amigável de futebol, no Campo de Jogos da Gandarada, entre as equipas do Mortágua Futebol Clube e União Desportiva de Wormeldange, a realizar no sábado, pelas 17 horas.
Mas como não há festa sem música, os concertos são outro dos fortes motivos de interesse para quem vem às festas, com a presença de artistas e grupos conceituados que prometem também atrair muita gente.
No dia 11, terça-feira, o artista de serviço é Rui Veloso e a sua banda, havendo alguma expectativa sobre o regresso de Rui Veloso aos palcos depois da intervenção cirúrgica a que foi sujeito recentemente.
No dia 12, quarta-feira, é a vez do grupo britânico Platinum ABBA, que irá trazer os sucessos de uma das bandas mais famosas dos anos 70 e 80, os ABBA, que marcaram uma geração e ainda hoje continuam a ouvir-se nas Rádios, no Cinema, nos Musicais. Êxitos como “Mamma Mia”, “Super Truper”, “Dancing Queen”, “Chiquitita”, entre outros, prometem encantar todas as idades, num espectáculo para toda a família.
Este grupo recria fielmente as músicas, o guarda-roupa e coreografia da banda sueca original, actuando ao vivo sem recurso a playback, produzindo um espectáculo empolgante do principio ao fim.
No dia 13, quinta-feira, é a vez de subir ao palco uma das vozes mais carismáticas do actual panorama da música portuguesa, João Pedro Pais, um artista cuja voz conquista cada vez mais adeptos.
A voz doce de Mafalda Veiga faz-se ouvir no dia 14, sexta-feira, uma compositora e intérprete de canções intemporais e uma carreira sólida que já leva mais de duas décadas.
No sábado, dia 15, realiza-se a XVIII Gala Internacional de Folclore, que contará com a presença de nove grupos folclóricos, incluindo três grupos estrangeiros, vindos de Espanha, Lituânia e Timor-Leste. As festas encerram com a tradicional sessão de Fogo de Artifício, à meia-noite, um espectáculo de luz e cor que é sempre esperado com enorme expectativa.
Integrado no programa festivo, neste último dia decorrerá ainda o Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Centro, a contar para o Troféu RTP. Este ano o ciclismo estará presente em dose dupla, já que pouco antes da partida da prova do Troféu RTP passará pelo centro da Vila de Mortágua a 9ª etapa da Volta a Portugal, prevendo-se por isso uma tarde muito movimentada e animada.
As festas do concelho são acima de tudo um ponto de encontro, reencontro e convívio dos mortaguenses em período de férias, incluindo alguns milhares de mortaguenses que residem no estrangeiro e aproveitam esta semana festiva para estar com os seus familiares, rever amigos, matar saudades da terra e comida portuguesa. Mas ano para ano as festas ultrapassaram as fronteiras do concelho, atraindo milhares de visitantes da região e até de mais longe, que por relações de amizade, familiares ou atraídos pelo programa, são já presença habitual nas festas.
Saudamos todos os nossos conterrâneos, e de um modo especial, os que residindo no estrangeiro se encontram entre nós a gozar as merecidas férias, bem assim todos aqueles que nos visitam nesta semana festiva. Desejamos que passem momentos agradáveis de boa disposição, amizade e convívio, recebendo todos com a tradicional hospitalidade beirã.
Boas Férias!
|