Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programa “Férias com Música”

2009-08-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Cerca de 50 crianças descobriram o mundo dos sons
em tempo de férias


Durante duas semanas, cerca de 50 crianças descobriram o mundo da música de uma forma lúdica e experimental. Foi a segunda edição do programa “Férias com Música”, promovido pelo Município, e destinado aos mais pequenos.

As Férias com Música” decorreram entre 20 de Julho e 1 de Agosto, envolvendo um grupo de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

O Centro de Animação Cultural tornou-se a “oficina” musical durante uma quinzena, três horas por dia, na qual as crianças puderam conhecer e experimentar instrumentos musicais simples, como xilofone, maracas, ferrinhos, pandeiretas, clavas, reco-reco, partindo à descoberta dos sons e ritmos. Mas de uma forma informal, lúdica, mais como experiência sensorial.

O objectivo é proporcionar uma ocupação saudável das férias, sensibilizando ao mesmo tempo as crianças para o gosto pela música, que se fomenta desde tenra idade.
“É uma sensibilização para a música, mas combinada com muitas brincadeiras e jogos rítmicos, com e sem instrumentos. Não podemos esquecer que são sempre férias, muito embora tenha esta componente programática em que aprendem a técnica instrumental ORF”, explicou-nos Ricardo Vicente, monitor do programa “Férias com Música”.
Todos os instrumentos foram apresentados e explicada a sua técnica de execução, bem como transmitidos alguns ritmos e notas básicas. “São notas e ritmos adequados à improvisão, que eles aprendem facilmente”, adianta Ricardo Vicente.

A maioria dos que participaram na primeira edição voltaram este ano, tendo até duplicado o número de inscritos nesta segunda edição, o que se fica a dever também a uma maior divulgação.


Luisi Santos, 9 anos, participou pela primeira vez. “Divirto-me muito, aprendemos coisas novas e tenho cá muitos amigos”, conta. Já conhecia todos os instrumentos musicais usados nas actividades, e aprendeu a tocar flauta na escola, nas aulas de Música. Mas alguns deles foram novidade: “o xilofone nunca tinha experimentado. O som é fixe”.

A Ana Matilde, 8 anos, está a participar pela segunda vez. Veio com a sua irmã mais velha, também repetente no programa. A alternativa às Férias com Música era ficar em casa a jogar no computador ou na playstation, mas na hora de escolher não hesita: “gosto mais de vir para aqui”.

A Joana, 12 anos, reside em Viseu mas tem os avós e primos em Mortágua onde costuma passar as férias de Verão. “ Tenho participado nas Férias com Música e também nas Férias Desportivas. É uma forma de ocupar o tempo, assim não ficamos todo o dia a ver televisão, aqui divertimo-nos mais”.

As “Férias com Música” é um dos vários programas ocupacionais dos tempos livres de Verão que o Município desenvolve nesta época. As “Férias Desportivas”, o “JEF”, o “OTL”, o “Fim de Semana Radical”, são outros dos programas e eventos destinados a proporcionar umas férias mais activas e interactivas aos jovens.

O programa “Férias com Música” encerrou no dia 1 de Agosto, com um concerto de apresentação para os pais e familiares, no Centro de Animação Cultural.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade