Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programas Municipais de Verão oferecem aos jovens actividades desportivas, pedagógicas e cívicas

2009-07-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Envolvendo mais de 400 jovens


Terminadas as aulas e chegado o Verão coloca-se a questão a muitos jovens: como vão ser agora os meus tempos livres? Foi a pensar nos jovens (e também nas famílias) que o Município de Mortágua criou vários programas ocupacionais de Verão, sugerindo diferentes actividades consoante os escalões etários e gostos pessoais de cada um.

As “Férias Desportivas” iniciaram no dia 29 de Junho e vão prolongar-se até ao dia 18 de Julho, tendo-se inscrito 225 jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos. O Programa proporciona sobretudo actividades lúdico-desportivas, com utilização dos vários equipamentos e espaços municipais, como Piscinas, Pavilhão, Parque Verde, Centro de Animação Cultural, além do relvado sintético do Campo de Jogos da Gandarada. As actividades desportivas incluem as modalidades mais tradicionais, como Futebol, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Ténis de Mesa, Natação, bem como os chamados desportos radicais, nomeadamente slide, tirolesa, rappel. Está também previsto um passeio de Canoagem na Albufeira da Aguieira.

Mas há outras actividades, além das desportivas. Uma ida ao cinema e duas acções de sensibilização alusivas à temática da alimentação saudável, uma sobre a roda dos alimentos, dirigida aos mais novos, e outra sobre prevenção de distúrbios alimentares, para os mais crescidos, são outras actividades agendadas. Esta última actividade conta com a colaboração do Centro de Saúde de Mortágua.

No mesmo dia arrancou o programa “JEF - Jovens Estudantes em Férias”, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos. Este programa envolve 100 jovens, distribuídos por quatro grupos, dando-lhes a possibilidade de desenvolverem, em colaboração com o Município, acções de carácter cívico, auferindo uma compensação simbólica pelas duas semanas de ocupação. O Programa JEF termina a 25 de Agosto.

O Programa OTL – Ocupação dos Tempos Livres, decorre entre 15 de Agosto e 8 de Setembro e destina-se a jovens com idades entre os 12 e os 25 anos. O programa proporciona a colaboração dos jovens em actividades comunitárias, recebendo também em troca uma bolsa ou compensação. O Município viu aprovadas duas candidaturas a este programa patrocinado pelo Instituto Português da Juventude, nas áreas do Ambiente e Protecção Civil e Apoio Social a Crianças e Idosos, respectivamente.

Este ano irá também realizar-se a segunda edição das “Férias com Música”, para crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, que convida a descobrir o lado divertido do mundo da música. O Programa decorre entre 20 de Julho e 1 de Agosto.

Para além destes programas municipais de maior duração, nos dias 25 e 26 de Julho irá realizar-se a décima edição do Fim de Semana Radical, que desafia os jovens do concelho e não só, a experimentarem actividades radicais e a quebrarem a rotina do quotidiano.


São actividades que sugerem umas férias diferentes, mais activas e interactivas, em convívio com outros jovens do concelho e não só, mas não menos interessantes e enriquecedoras do ponto de vista do seu desenvolvimento pessoal e social.



Segundo o presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, estes programas diversificados procuram responder directamente a uma necessidade sentida pelas crianças e jovens neste período prolongado de pausa escolar, “mas constituem também um apoio aos pais”, que na impossibilidade de estarem presentes por motivos profissionais, sabem onde estão os seus filhos e que estão ocupados com actividades saudáveis e devidamente acompanhados por monitores.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade