Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Noites de Verão” reviveram tradição das Marchas Populares

2009-07-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Praça do Município encheu-se de cor, alegria e animação, no passado dia 3, com um desfile de Marchas Populares inserido no evento municipal das “Noites de Verão”.

A programação desta “Noite de Verão” esteve a cargo do TEM – Teatro Experimental de Mortágua, e contou com a participação de dois grupos de marchantes pertencentes à Associação “Unidos por Águas Boas” (Oiã) e Associação de Solidariedade Social “SOLSIL”, de Silveiro, ambas do concelho de Oliveira do Bairro. O grupo de Águas Boas fez-se representar por dois grupos, um adulto e outro infantil.

Os marchantes, trajados com vistosos fatos de cores garridas e reluzentes e transportando os típicos arcos enfeitados, alusivos ao tema de cada Marcha, desfilaram em bloco desde o Centro de Animação Cultural até ao Largo do Município, onde cada grupo fez a sua apresentação e actuação.

Foi então oportunidade de ver de perto e em pormenor a graciosidade dos marchantes, o arranjo e colorido dos fatos, as coreografias ensaiadas, que incluíram alguns efeitos especiais. Foi o que aconteceu na actuação do grupo das Águas Boas, que fez lançar fogo de artifício de um enorme coração, já que o tema da Marcha era o Cupido.
Cada grupo fez-se acompanhar de músicos e cantadores em palco, dando mais autenticidade à sua apresentação.

O público pôde assistir a um espectáculo singular, uma vez que esta tradição das Marchas Populares não é festejada no concelho, pelo menos nestes moldes, mas sobretudo como festa/ romaria, sendo os festejos mais marcantes o Santo António em Vale de Açores e o São João na Gândara, cujas origens remontam há muitos anos atrás.

Em quase todas as localidades do concelho realizam-se festejos em honra dos Santos Populares, com os tradicionais bailaricos e a gastronomia típica da quadra, onde não pode faltar a sardinha assada, as papas, a broa e o vinho.

A afluência de público nesta noite, diga-se, foi um pouco prejudicada pela chuva que caiu antes da hora marcada para o início do espectáculo, que terá afastado algumas pessoas.
Mas com a chegada da hora do espectáculo a chuva dissipou-se e o público começou a afluir em número razoável, criando-se as condições ideais para acolher esta manifestação de cariz popular, tradicional e bairrista.

As “Noites de Verão” prosseguem esta sexta-feira à noite, com um espectáculo de música acústica, organizado pelo Orfeão Polifónico de Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade