 A Praça do Município encheu-se de cor, alegria e animação, no passado dia 3, com um desfile de Marchas Populares inserido no evento municipal das “Noites de Verão”.
A programação desta “Noite de Verão” esteve a cargo do TEM – Teatro Experimental de Mortágua, e contou com a participação de dois grupos de marchantes pertencentes à Associação “Unidos por Águas Boas” (Oiã) e Associação de Solidariedade Social “SOLSIL”, de Silveiro, ambas do concelho de Oliveira do Bairro. O grupo de Águas Boas fez-se representar por dois grupos, um adulto e outro infantil.
Os marchantes, trajados com vistosos fatos de cores garridas e reluzentes e transportando os típicos arcos enfeitados, alusivos ao tema de cada Marcha, desfilaram em bloco desde o Centro de Animação Cultural até ao Largo do Município, onde cada grupo fez a sua apresentação e actuação.
Foi então oportunidade de ver de perto e em pormenor a graciosidade dos marchantes, o arranjo e colorido dos fatos, as coreografias ensaiadas, que incluíram alguns efeitos especiais. Foi o que aconteceu na actuação do grupo das Águas Boas, que fez lançar fogo de artifício de um enorme coração, já que o tema da Marcha era o Cupido.
Cada grupo fez-se acompanhar de músicos e cantadores em palco, dando mais autenticidade à sua apresentação.
O público pôde assistir a um espectáculo singular, uma vez que esta tradição das Marchas Populares não é festejada no concelho, pelo menos nestes moldes, mas sobretudo como festa/ romaria, sendo os festejos mais marcantes o Santo António em Vale de Açores e o São João na Gândara, cujas origens remontam há muitos anos atrás.
Em quase todas as localidades do concelho realizam-se festejos em honra dos Santos Populares, com os tradicionais bailaricos e a gastronomia típica da quadra, onde não pode faltar a sardinha assada, as papas, a broa e o vinho.
A afluência de público nesta noite, diga-se, foi um pouco prejudicada pela chuva que caiu antes da hora marcada para o início do espectáculo, que terá afastado algumas pessoas.
Mas com a chegada da hora do espectáculo a chuva dissipou-se e o público começou a afluir em número razoável, criando-se as condições ideais para acolher esta manifestação de cariz popular, tradicional e bairrista.
As “Noites de Verão” prosseguem esta sexta-feira à noite, com um espectáculo de música acústica, organizado pelo Orfeão Polifónico de Mortágua.
|