Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!”

2009-06-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Convívio de encerramento da temporada juntou
idosos no Parque Verde


Os idosos que estiveram inscritos, na época 2008-2009, no Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!” juntaram-se no passado dia 26, no Parque Verde, no já tradicional convívio de encerramento de mais uma temporada.
Esta época estiveram inscritos no programa, que promove o exercício físico, a saúde e qualidade de vida na Terceira Idade, cerca de 110 participantes, divididos por cinco turmas. As aulas decorreram às terças e quintas-feiras, alternadas entre a Hidroginástica nas Piscinas Municipais e Ginástica de Manutenção ao ar livre.
A maior parte dos participantes conhecem-se uns aos outros, porque estão desde o início ou há mais tempo inscritos no programa e as turmas mantém-se homogéneas. O ambiente no grupo é de amizade, camaradagem e boa disposição. “Criou-se muita amizade, estamos muito à vontade uns com os outros. É tudo gente boa!”, diz Maria Arminda, 67 anos, natural da Póvoa.
E destaca os benefícios: “Faz bem à saúde e à cabeça. Na água os músculos relaxam, a gente faz os movimentos muito melhores e ao mesmo tempo conversamos, convivemos”.
O mesmo diz a sua colega Maria Licínia, 65 anos, natural de Pomares: “A gente sente-se muito melhor, até se gasta menos em medicamentos”. Confessa que as primeiras aulas custaram um pouco: ”ficava um pouco cansada , porque não estava habituada. Agora já não!”
Maria Vieira, 72 anos, natural de Almaça, está há três anos no programa. “Sinto-me muito bem. Só acho que é pouco tempo, devia ser pelo menos duas horas por semana”. Uma opinião que é partilhada pela maioria dos participantes que gostariam de ver alargado o tempo de aulas semanal.
Irene Fernandes, 70 anos, natural de Almaça, frequentou pela primeira vez o programa. Esteve um ano em lista de espera e este ano foi chamada: “foram os meus primos que me incentivaram a inscrever. É agradável, conheci mais pessoas, é um programa simpático”

Desde que foi iniciado o programa, em 2004, o número de participantes tem vindo sempre a subir, tendo este ano ultrapassado a fasquia da centena. “No ano passado tivemos que criar mais uma turma, porque houve um grande aumento do número de inscrições”, conta Gonçalo Martins, monitor do “Viva Mais. Mexa-se!”.
Os exercícios físicos, quer na Piscina quer no exterior, são adaptados à condição física e faixa etária em questão, não podendo ser muito exigentes: “é uma ginástica doseada e individualizada, porque a condição física varia de pessoa para pessoa e cada um anda ao seu ritmo, não pressionamos ninguém. Também nos divertimos bastante, o que é bom para o espírito, as pessoas são fantásticas e é um enorme prazer “trabalhar” com este grupo de pessoas”.
O “Viva Mais. Mexa-se!” também vai de férias e regressa no mês de Setembro para mais uma época. As inscrições são feitas nas Piscinas Municipais.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade