Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Agrupamento de Escolas nas “Noites de Verão”

2009-06-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico
“en...cantaram”... em defesa da floresta


Aconteceu no passado dia 19 mais um espectáculo inserido nas “Noites de Verão”, com a participação do Agrupamento de Escolas de Mortágua.
O espectáculo abriu com a actuação das crianças do Pré-Escolar que cantaram três temas infantis, acompanhadas pelas Educadoras. Seguiram-se as crianças do 1ºCiclo que interpretaram canções alusivas à Floresta, a partir de letras elaboradas pelas próprias. Algumas das canções foram acompanhadas com flautas, um dos instrumentos usados nas aulas de Educação Musical.

“Viva... a floresta en...cantada!”, assim se designou a apresentação, que resultou do Projecto “Baú de Histórias”, um projecto de itInerância da leitura promovido pala Biblioteca Municipal.


Durante o ano lectivo três baús (literalmente) carregados de livros percorreram as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, levando às crianças livros, palavras e muitas histórias. Este ano o tema escolhido foi a Floresta. O desafio lançado foi elaborar quadras sobre a floresta para serem musicadas. Cada escola contribuiu com a sua parte. Esta iniciativa teve a colaboração dos Professores de Educação Musical, no âmbito da Actividade de Enriquecimento Curricular, bem como dos Professores do 1ºCiclo.

As canções versavam sobre vários aspectos relacionados com a protecção e preservação da floresta, ora alertando para os cuidados a ter, ora destacando a biodiversidade e beleza da floresta, deixando no final a mesma mensagem: está nas nossas mãos salvar a floresta.

Com esta associação do “Baú de Histórias” ao tema da Floresta conseguiu-se, deste modo, não só promover o hábito saudável de ler nas nossas crianças, que é o objectivo principal do projecto, como simultaneamente sensibilizá-las e elas sensibilizarem os adultos para a protecção de um bem que é vital para a nossa existência.

Na segunda parte do espectáculo actuaram os jovens do 2º e 3º Ciclo que cantaram temas musicais bem conhecidos, alguns deles acompanhados à viola. Houve também momentos de dança moderna, no âmbito da actividade de Educação Física.


A Praça do Município, palco das “Noites de Verão”, registou uma enorme assistência de público, destacando-se naturalmente a presença dos pais e avós, que não quiseram perder este momento, vivido sempre com muita emoção, e registá-lo para mais tarde recordar...

Este foi o terceiro espectáculo inserido no evento das “Noites de Verão”, uma iniciativa do Município que já vai na sua quinta edição. Durante os meses de Junho, Julho e Agosto, todas as sextas-feiras à noite, na Praça do Município, acontecem espectáculos de rua animados pelas Escolas, Associações Locais e grupos convidados.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade