Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



XV Encontro de Coros Juvenis

2009-06-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mais um espectáculo com casa cheia, numa semana de intensa actividade cultural

O Centro de Animação Cultural de Mortágua acolheu no passado dia 13 o XV Encontro de Coros Juvenis, organizado pelo Coral Juvenil Silvia Marques. Mais um espectáculo com casa cheia, à semelhança doutros eventos que ali ocorreram nas últimas duas semanas, de que são exemplo o Festival de Bandas, o Concurso de Vestidos de Chita, o Sarau Cultural da Escola Secundária, o Desfle de Moda da Escola Básica 2.3.

O espectáculo começou com a actuação da Classe Infantil do Coral Juvenil Silvia Marques. Dirigido pelo maestro Ricardo Vicente, este grupo funciona como escola de iniciação à musica vocal e de transição para o Coral Juvenil. Iniciou a sua apresentação com a interpretação do hino do grupo, seguido-se dois temas populares de Zeca Afonso (“A formiga no carreiro” e “Venham mais cinco”), e três temas de filmes da Disney. Alguns dos temas foram acompanhados de coreografias, muito originais, que encantaram a plateia.


Seguiu-se no alinhamento o Grupo Coral Cherubini Ad Libitum, de Coimbra. Este Grupo Coral nasceu apenas há cerca de ano e meio, como resultado de um projecto e de um sonho dos elementos do grupo vocal Ad Libitum. À semelhança da Classe Infantil do Coral Silvia Marques, é também um grupo de iniciação ou formação. Apresentou-se em palco com 11 elementos, com idades entre os 6 e os 14 anos, dirigidos pela Maestrina Isilda Margarida. Apesar de reduzido em tamanho e da sua pouca idade, destacou-se pelo grau de dificuldade das peças interpretadas, que incluíram um tema de música sacra (“Avé Maria”, de Caccini) e dois temas de Mozart (Dona nobis pacem e um excerto da Flauta Mágica), além de dois temas de raiz popular.

Depois foi a vez de subir ao palco o Grupo Vocal Ad Libitum, também dirigido pela Maestrina Isilda Margarida. Este grupo foi formado em 1991, quando um grupo de coralistas da Academia de Coimbra, quase no fim dos seus cursos, decidiram criar este projecto musical. É um coro de câmara, formado por 16 elementos, com idades que variam entre os 25 e os 35 anos. Sendo formado por um reduzido número de cantores, tem uma sonoridade e atitude muito própria, diferente dos coros tradicionais, que se caracteriza por uma nova abordagem estética da música coral, suavizando o rigorismo e a erudição, que lhe estão vulgarmente associados. Já participou em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro, possuindo uma reconhecida qualidade técnico-vocal e interpretativa, como aliás se viu e ouviu. Interpretou temas essencialmente populares, portugueses e sul-americanos, e em conjunto com o Cherubini Ad Libitum, o tema “The lion sleeps tonight”, do filme “Rei Leão”.


O grupo faz parte da Companhia das Artes, que surgiu a partir do grupo vocal, integrando hoje secções de Música Vocal, Dança, Teatro e ensino de instrumentos musicais. No próximo dia 20 de Junho vão estrear, pela primeira vez na região, um espectáculo de Ópera, uma co-produção Ad Libitum e do Teatro os Castelos. Terá lugar no Convento de São Francisco e contará com a participação dos elementos do Coro Infantil, do Coral Ad Libitum, seis cantores/actores, sendo um deles o jovem Ricardo Vicente, Maestro da Classe Infantil do Coral Juvenil Silvia Marques.

A finalizar o espectáculo subiu ao palco o Coral Juvenil Silvia Marques, anfitrião do evento, com perto de 40 jovens. Sob a direcção do Maestro Nuno Garrido, o repertório apresentado incluiu temas populares portugueses e sul-americanos, um tema de Zeca Afonso (“Vejam bem”), “Ser Poeta”, poema escrito por Florbela Espanca e que passou a canção pela voz de Luís Represas, e ainda o tema “My Heart Will Go On”, celebrizado com o filme “Titanic”. Antes de terminar a sua actuação, foram chamados ao palco mais coralistas do Coral Juvenil que se encontravam na assistência, na sua maioria estudantes universitários, que devido às suas obrigações académicas, estão agora mais afastados dos ensaios. Em conjunto interpretaram o tema “Amigo”, que é o hino do grupo. É um tema muito bonito que fala do valor da amizade: “Um amigo é um bem, É um tesouro que se tem, São as vozes das estrelas, Que nos guiam mais além / São momentos bons e maus, Nesta estrada percorrida, Digo mais, não vos trocava, por nada desta vida / E talvez um dia chegue a hora do adeus, deixar-vos-ei com pena, Amigos meus / Mas mesmo longe, vós estais perto, ao pé de mim, pois entre amigos é assim”, diz a letra.

No final do espectáculo, Joaquim Vicente, em representação do Coral Juvenil Silvia Marques, agradeceu a presença dos grupos convidados e do público e aproveitou a ocasião para exibir o Diploma e Medalha de Ouro de Mérito Municipal atribuídos ao Coral Juvenil por ocasião da celebração do Dia do Município. E sublinhou que este galardão não significa uma meta, um ponto de chegada, mas sendo naturalmente um marco na história e vida da colectividade, representa acima de tudo mais responsabilidade e exigência. Fez ainda um apelo aos Pais e às pessoas presentes, para uma maior participação na vida desta colectividade, porque é preciso renovar na continuidade. Deixou ainda claro que o Coral Juvenil está bem vivo, lembrando que o Coral tem hoje duas secções, a Infantil e a Juvenil, daí que o número de elementos não seja tão grande como já foi no passado, estando actualmente distribuídos pelos dois grupos. Só a Classe Infantil tem hoje cerca de 45 elementos.


O Presidente da Câmara Municipal foi chamado ao palco para proceder à entrega de algumas lembranças do concelho aos grupos convidados, após o que dirigiu algumas palavras aos presentes, felicitando desde logo o Coral Juvenil Silvia Marques, como entidade organizadora, bem como os restantes grupos, pelo magnífico espectáculo ali proporcionado, o que já vem sendo habitual.
Dirigiu palavras especiais para os jovens coralistas do Coral Silvia Marques, afirmando que são ”um motivo de orgulho e um exemplo a seguir”. Referiu que a passagem no Coral Juvenil tem sido marcante para centenas de jovens do concelho, contribuindo para a sua formação como futuros cidadãos e uma melhor preparação para a vida. Dizendo: “a formação dos jovens faz-se na família, na escola, mas também e cada vez mais na sociedade e nestas colectividades”. As palavras finais foram de incentivo para os responsáveis da colectividade, no sentido de continuarem o seu profícuo trabalho em prol dos jovens.

O Presidente da Câmara referiu ainda que este espectáculo culminou uma semana de intensa actividade cultural e várias iniciativas ligadas à juventude, promovidas pelo Município, Associações Locais e Escolas, felicitando a população pela sua extraordinária adesão.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade