Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município proporcionou visita lúdico-pedagógica ao Jardim Zoológico de Lisboa

2009-06-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A cerca de 500 crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico e Jardins de infância


Cerca de 500 crianças do concelho de Mortágua, a frequentar o 1ºCiclo do Ensino Básico e Jardins de Infância, visitaram no passado dia 9 o Jardim Zoológico de Lisboa. A visita lúdico-pedagógica foi proporcionada pelo Município de Mortágua, tendo a colaboração do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Eram cerca das 8h15 quando o comboio especial partiu da Estação de Mortágua rumo à capital. Foi com acenos e algumas lágrimas de emoção que os pais viram os seus pupilos partirem nesta aventura, sendo para muitos deles a primeira viagem neste meio de transporte.

Cerca das 11h40 o comboio chegou à Gare de Sete Rios. Em fila indiana percorreu-se um pequeno trajecto até chegar à entrada do Jardim Zoológico. Acompanhados pelos seus Professores, Educadoras e Auxiliares, cada escola partiu à descoberta dos vários habitats, pois a curiosidade era muita e não havia tempo a perder. Alguns animais eram bastante tímidos e fugazes, mas com um olhar mais circunspecto lá se vislumbrava a pantera negra, o tigre branco, o panda, entre outros animais raros e de grande beleza. Outros, pelo contrário, eram extrovertidos e exibiam toda a sua habilidade e brincadeira, sem receio de se aproximarem das pessoas. As brincadeiras dos saguis, dos bonobos, dos lemures, deliciaram as crianças, bem como o andar disciplinado dos flamingos. Depois havia os animais de grande porte, os elefantes, os rinocerontes, os hipopótamos, as girafas, os búfalos, os ursos, alguns deles instalados a poucos metros de distância, separados por vidros, cercas, fossos e muros.

Muitas crianças puderam ainda ver os animais doutra panorâmica, do ar, através do teleférico, passando por cima dos seus habitats naturais. Não foi possível a todos andar no teleférico, dada a sua lotação limitada, pelo que a alternativa foi viajar no comboio turístico que percorre o Zoo.
Mas havia mais emoção para viver. Para as 18 horas estava marcado o espectáculo na Baía dos Golfinhos. As crianças de Mortágua juntaram-se a outras escolas para assistir a este espectáculo fabuloso e único. O grupo de Mortágua era o mais numeroso, ocupando mais de 1/3 da bancada semicircular. A música aqueceu o ambiente, antes da entrada em acção das “estrelas”. Os primeiros foram os leões-marinhos. Batiam palmas com as barbatanas, respondiam “sim” e “não” com o focinho, faziam tropelias aos treinadores, muito brincalhões.

A surpresa aconteceu quando um dos leões marinhos, guiado pelo treinador, passeou pela assistência distribuindo beijinhos pelas crianças. Ao princípio houve algum receio, por causa do seu tamanho, mas depois quando viram outras crianças tocar-lhe no dorso, todos queriam fazer uma “festinha”.

Depois vieram os golfinhos que exibiram majestosas acrobacias: saltos, piruetas, ondas, movimentos sincronizados. A cada salto as crianças respondiam com fortes aplausos. Num dos exercícios os treinadores nadaram à boleia dos golfinhos. Um dos momentos mais espectaculares aconteceu quando os golfinhos se empoleiraram no bordo do tanque, acenando com o bico, como que a saudar a assistência. Estes animais são tratados com todo o carinho, é como se fossem uma família. Os golfinhos apreciam o contacto humano e alguns dos seus comportamentos demonstram uma enorme sensibilidade, doçura e inteligência.

Durante o espectáculo o apresentador de serviço falou das características destes animais marinhos, onde se encontram, de que se alimentam, como comunicam, etc. Referiu, por exemplo, a população de golfinhos roazes que vive no Estuário do Sado. De uma população de 40 animais, que já existiram, restam pouco mais de 25, sendo a única população de golfinhos residente em Portugal. Foram constantes as mensagens dirigidas às crianças sensibilizando-as para a protecção e preservação das espécie marinhas, para que elas possam continuar a fazer parte do nosso Planeta.

A viagem ao Jardim Zoológico teve ao mesmo tempo um carácter lúdico e pedagógico. Foi uma aula viva e divertida, em que as crianças ficaram mais sensibilizadas para a preservação das espécies animais, muitas delas em risco de extinção.

Os Jardins Zoológicos são para muitos destes animais um santuário de sobrevivência, garantindo a sua conservação e reprodução em cativeiro. Muitos deles já não existem em estado selvagem, como é o caso do Tigre Branco.
Estava na hora de regressar a Mortágua. Pelo caminho houve ainda tempo para passar pelo interior do Metro, uma surpresa de última hora. A viagem de ida e volta correu na perfeição, o único senão foi mesmo o atraso na chegada, devido a uma avaria num outro comboio que curiosamente também transportava crianças vindas de uma viagem ao Zoo. Apareceram os primeiros bocejos, sobretudo nos mais pequeninos, o que é natural.

A chegada a Mortágua aconteceu por volta das 23h40. Mais de um milhar de pessoas aguardavam ansiosamente para abraçar os seus filhos, as saudades eram muitas apesar da curta ausência.

Um agradecimento especial para o Centro de Saúde de Mortágua que disponibilizou duas enfermeiras para prestar apoio médico durante a viagem e visita. Uma palavra de agradecimento também para a CP, que disponibilizou dois funcionários para acompanhar a viagem em permanência, incluindo no trajecto a pé da Gare de Sete Rios para o Zoo e vice-versa, e que foram sempre muito prestáveis e atenciosos.

Para as nossas crianças foi um dia inesquecível, desde viajar de comboio, andar no teleférico e sobretudo ver animais ao vivo que normalmente só podem ver na televisão. É como viver um sonho!

>>





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade